São Paulo, domingo, 11 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Suzuki testa motoneta tailandesa de 110 cc

JOTA SANTANA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Suzuki está testando no país, ainda sem previsão de colocação no mercado, a motoneta RC 110 DK Crystal, produzida pela marca na Tailândia.
A Suzuki Crystal –avaliada com exclusividade por Veículos– é um veículo urbano, voltado para o lazer e o transporte individual.
É um modelo que não nega sua origem asiática, quer pelo seu estilo inconfundível, quer pelo posicionamento e dimensões de alguns de seus componentes.
Os espelhos retrovisores, por exemplo, além de terem uma área reduzida de visão, estão fixados em hastes muito curtas.
Os cavaletes de apoio, tanto lateral quanto central, estão situados junto às pedaleiras, o que torna seu acionamento um tanto complicado.
Com 110 cc de cilindrada, o motor monocilíndrico desenvolve 16,2 cv de potência máxima a 7.000 rotações por minuto.
O propulsor é acionado através de partidas elétrica e a pedal.
Com câmbio semi-automático de quatro marchas, a Crystal tem força para enfrentar qualquer tipo de subida e garantir uma velocidade final acima dos 100 km/h.
Sua principal diferença para outros câmbios com as mesmas características é o sistema de acionamento não-rotativo.
Suas marchas são escalonadas de forma progressiva. A primeira é bastante curta; as demais são mais longas, mas desenvolvem boa aceleração em qualquer situação.
Nas marchas baixas, a motoneta é mais "esperta". Fica ágil na condução e fácil de manobrar no trânsito.
Equipada com aros de 16 polegadas, a Crystal passa sem problemas por buracos e depressões.
Seu conjunto de suspensões é bem-ajustado. Os amortecedores dianteiros e traseiros dificilmente chegam ao final do curso.
Um dos destaques do modelo é o indicador de marchas, localizado no painel ao lado do velocímetro e do marcador de combustível.
Seu principal ponto alto é a economia de combustível.
Durante avaliação, a Crystal chegou à marca de 55 km/l. Sua autonomia é de cerca de 200 km.
O nível de ruído do motor dois tempos é baixo. Em velocidade de cruzeiro torna-se quase imperceptível ao piloto.
Já o nível de vibração pode ser sentido em qualquer faixa de giro.
Por suas características, a Suzuki Crystal é um modelo sem nenhuma pretensão rodoviária.

Texto Anterior: Corolla dá mais pelo preço de nacional
Próximo Texto: Mercado oferece 5 tipos de antenas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.