São Paulo, terça-feira, 13 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paulista vai ampliar horário

DANIEL CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

O ramal Paulista do metrô deverá operar até as 24h a partir de fevereiro do ano que vem. Atualmente, os 4,7 km da linha funcionam das 5h às 20h30.
A ampliação do horário de operação só será possível após o Metrô instalar equipamentos que tornem o ramal mais seguro e corrijam erros das instalações originais.
Em novembro e dezembro, deverão ser trocados todos os parafusos que prendem os trilhos ao concreto da base dos túneis.
Outra intervenção prevista é a instalação de palmilhas para reduzir as vibrações provocadas pelo atrito dos trens.
As próximas metas do Metrô são a modernização da central de operações e a compra de novos trens.
A central de operações é o "cérebro" do metrô. São computadores que monitoram a velocidade e os intervalos dos trens.
Os computadores da central são obsoletos e responsáveis por breves paralisações do metrô.
Eventualmente, os computadores acusam a existência de trens que não existem em determinados pontos das linhas. Por segurança, todos os trens param até a confirmação da falha.
A modernização da central de operações e a compra de novas composições dependem de concorrências que estão suspensas por medidas judiciais.
Quando conseguir atingir essas metas, inicialmente previstas para 1996, o Metrô pretende aumentar o número de usuários, hoje de 60 mil por hora/pico, para 80 mil.
Isso se daria com a redução nos intervalos entre os trens da linha Leste-Oeste, dos atuais 109 segundos para 60 segundos.
No próximo ano, o Metrô pretende iniciar as obras da quarta linha, Luz-Ferreira. O primeiro trecho da obra, Consolação-Butantã, está em licitação.
O trecho deverá ser o primeiro de um metrô no mundo a receber financiamento do Banco Mundial (US$ 435 milhões). A obra está orçada em US$ 1,2 bilhão e tem prazo de quatro anos para ser executada. Se o cronograma for cumprido, ficará pronta em 1999.

Texto Anterior: Estado culpa governo federal
Próximo Texto: Troca de bilhetes causa filas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.