São Paulo, quarta-feira, 14 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC prejudicará aposentados, diz Brizola

DIONE KUHN; EDNA DANTAS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE, E

O candidato do PDT à Presidência, Leonel Brizola, disse ontem que o candidato do PSDB, Fernando Henrique Cardoso, planeja desvincular as aposentadorias e pensões do salário mínimo "em conluio" com o ex-ministro Antônio Britto (PMDB), líder nas pesquisas à sucessão do governo gaúcho.
Segundo Brizola, foi FHC o responsável, quando esteve à frente do Ministério da Fazenda, pelo corte de verbas da Saúde para beneficiar a Previdência Social à época em que Britto foi ministro.
"Ambos estão articulados num programa neoconservador que visa fazer política com os recursos públicos, trazendo sacrifícios, como foi o caso da Saúde, e como será o caso dos aposentados."
Por duvidar dos índices das pesquisas divulgadas pelos meios de comunicação, Brizola disse que o PDT tem feito suas próprias avaliações sobre o quadro eleitoral.
O resultado, afirmou ele, é de que 60% da população ainda não resolveu em quem votar.
O candidato do PDT à Presidência da República, Leonel Brizola, disse ontem que o presidente Itamar Franco "deu uma informação equivocada" ao afirmar que a obra da Linha Vermelha foi financiada pela União.
"Não é verdade", declarou Brizola ao desembarcar no Aeroporto de Pelotas (320 Km de Porto Alegre). Segundo ele, a obra foi feita com recursos do Estado obtidos por empréstimo junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
O pedetista reconheceu que procurou o presidente Itamar para tratar da liberação das verbas para a Linha Vermelha. Entretando, segundo ele, as visitas ao Palácio do Planalto foram suspensas depois que o Iamar Francohomologou a venda da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), sediada em Volta Redonda (RJ).
"Ele (Itamar) me ludibriou", afirmou Brizola ao se referir à venda da antiga estatal. Para o pedetista, o presidente não poderia ter autorizado a participação do Banco Bamerindus no leilão de privatização da empresa.
O banco, um dos principais acionistas da CSN pós-privatização, pertence ao ex-ministro da Indústria e Comércio, Jóse Eduardo Andrade Vieira. "Se fosse nos Estados Unidos até o Itamar tinha caído", afirmou o candidato doPDT.
Brizola também criticou FHC "Ele foi inoperante na liberação dos recursos para a Linha Vermelha", afirmou.
(Dione Kuhn e Edna Dantas)

Texto Anterior: Movimento pela Ética pede investigação
Próximo Texto: PSDB pede apuração de morte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.