São Paulo, quarta-feira, 14 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Integração total é maior trunfo do "Claris"

ROSELI FRANCELIN ROMERO; PAULO ANDRÉ PEREZ
ESPECIAL PARA A FOLHA

'União' de ferramentas é total no 'Claris'
Uma das características mais atraentes no "Claris Works" é a forma transparente com que estabelece a integração de suas ferramentas disponíveis.
Suponha, por exemplo, que você está escrevendo uma carta e deseja incluir uma tabela de números e um gráfico.
Com outros pacotes, você terá que sair do processador de texto, entrar na planilha, criar a tabela, sair da planilha, importar a tabela no processador de texto e repetir o processo para incluir o gráfico.
Entretanto, o "Claris" –não importa o tipo de documento que está sendo escrito– permite que você selecione qualquer ferramenta de seu interesse em uma barra de ferramentas situada no lado esquerdo do seu documento.
Para adicionar uma tabela, basta você clicar no ícone da planilha. O menu correspondente a essa ferramenta é ativado e você pode utilizar os recursos da planilha. Você pode criar a tabela no seu documento ou usar uma já existente.
Diferente do "Claris", que apresenta um mecanismo de criação de um único documento integrado, o "MS-Works" trabalha com módulos independentes e permite a composição desses módulos em um relatório, via Clipboard.
Já o "WordPerfect Works" faz a composição de suas diversas ferramentas com a criação de "frames" (janelas das outras ferramentas) dentro de um documento.
Por exemplo, para incluir uma planilha, você cria um "frame" que ativará o ambiente de planilha em seu documento, de forma similar ao que ocorre no Claris.
Outro recurso disponível no "WordPerfect Works" e no "Claris" são os vínculos dinâmicos de objetos. Com esses vínculos, você pode estabelecer ligações entre um objeto e vários documentos, de forma que esses documentos são automaticamente atualizados quando o objeto é alterado.
É muito fácil usar as ferramentas do "Claris". O "WordPerfect" tem maior diversidade, mas é mais lento e sua utilização não se dá naturalmente. O "MS-Works" tem o seu ponto forte nas ferramentas de comunicação, incluindo até recursos de correio eletrônico. (RFR e PAP)

Texto Anterior: Veja como são os Works para Macintosh
Próximo Texto: Ferramentas de trabalho são semelhantes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.