São Paulo, quarta-feira, 14 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ferramentas de trabalho são semelhantes

ROSELI FRANCELIN ROMERO; PAULO ANDRÉ PEREZ
ESPECIAL PARA A FOLHA

Todos os Works fornecem basicamente os mesmos recursos em seus processadores de textos.
O "Claris Works" se diferencia por permitir também a criação de roteiros (divisão do trabalho em tópicos e subtópicos) e slide-show (projetor de slides).
Recurso interessante em todos os pacotes é a disponibilidade de ferramentas básicas de desenho no próprio processador de textos.
Outra característica importante presente em todos é a construção de texto com múltiplas colunas.
Tanto no "Claris" quanto no "WordPerfect" existe uma opção no menu do processador que possibilita a criação de múltiplas colunas. No "MS-Works", esse recurso está presente na sua ferramenta básica de desenho, o que parece muito estranho.
No "MS-Works", o recurso texto móvel ao redor de objetos não é automático, como acontece nos demais.
Somente o processador de texto do "WordPerfect" permite a hifenação de palavras, muito necessária para o português.
Planilha
Os programas da Microsoft e da WordPerfect fazem formatação automática das células. No "Claris", esse recurso não está presente. Entretanto, o "Claris Works" é o único que apresenta gráficos utilizando pictogramas (exibição de figuras nas barras de um gráfico).
No "Claris", é muito simples gerar um gráfico. Você seleciona as células de interesse, escolhe a opção "Make Chart" do menu de opções da planilha, ou atalho, e escolhe o tipo de gráfico que deseja. O "Claris" esboça o gráfico de acordo com suas especificações. Mais importante, ele estabelece uma ligação do gráfico com a tabela, isto é, caso a tabela sofra alguma alteração, essa será imediatamente vista no gráfico correspondente.
Este intercâmbio de informações entre tabela e gráfico também ocorre no "WordPerfect".
Banco de dados
Um destaque que todos apresentam no banco de dados é a facilidade de criação de formulários e utilização de filtros de registros, que permite a seleção de registros de acordo com algum critério.
Vale a pena ressaltar que em todos os pacotes é possível, através do mail merge do processador de texto, utilizar uma base de dados previamente criada.
Ferramentas de desenho
Entre as novidades encontradas nas ferramentas de desenho destacam-se o efeito gradiente presente no "Claris Works" e a separação dos recursos em dois módulos (desenho e pintura) presente no "WordPerfect" e no "Claris".
Todos os Works testados possuem a facilidade de bloquear um objeto, impedindo que ele sofra alguma alteração acidental.
Comunicação
Através dos recursos de comunicação disponíveis em todos os pacotes, você pode emular terminais, e se conectar com redes públicas, além das facilidades de transferência de arquivos micro a micro.
Como recursos avançados, há os atalhos no "Claris Works", que permitem um rápido acesso às opções da ferramenta em uso, e o uso de macros, no "MS-Works" e no "Claris". (RFR e PAP

Texto Anterior: Integração total é maior trunfo do "Claris"
Próximo Texto: "Ancient Lands" resgata civilizações antigas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.