São Paulo, quarta-feira, 14 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Déficit dos EUA é de US$ 37 bi

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA

O déficit da balança comercial dos EUA no segundo trimestre de 1994 foi o maior dos últimos seis anos e meio: chegou a US$ 37 bilhões, 14,6% acima do volume registrado no trimestre anterior.
A maioria dos analistas acha que no segundo semestre deste ano o déficit voltará a cair. Isso porque os EUA estão conseguindo exportar mais seus produtos para países da Europa ocidental, que atravessam um período de recuperação em suas economias.
Outra notícia divulgada ontem pelo governo dos EUA oferece mais razões para otimismo em relação ao futuro da economia do país: a inflação em agosto se manteve em nível baixo, de 0,3%.
Isso ocorreu apesar de um salto nos preços de café e gasolina, que, alguns observadores acreditaram, poderia ter elevado muito o índice de preços ao consumidor.
Em consequência, a Bolsa de Valores de Nova York ontem operou em alta.
Diversos economistas independentes encaminharam ao Federal Reserve, o banco central norte-americano, documento para pedir que as taxas de juros não sejam elevadas de novo como medida preventiva de combate à inflação.
(CELS)

Texto Anterior: Presos cinco libaneses na na Argentina
Próximo Texto: EUA enviam porta-aviões; ação no Haiti é iminente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.