São Paulo, sexta-feira, 16 de setembro de 1994
Texto Anterior | Índice

Astronautas vão ficar soltos no espaço

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Dois astronautas do ônibus espacial americano Discovery fizeram ontem preparativos para realizar hoje um passeio espacial de seis horas sem estarem presos por cabo à nave.
Mark Lee e Carl Meade vão testar um novo modelo de "mochila espacial" a jato que permite que eles se movimentem independentemente em torno do Discovery. Eles estarão experimentando técnicas a ser usadas na construção de uma futura estação espacial.
O primeiro astronauta que esteve solto no espaço sem ligação com sua nave foi o americano Bruce McCandless em fevereiro de 1984, usando um modelo mais pesado da "mochila".
Para evitar que durante o passeio os dois sofram do "mal espacial" –enjôos e perda de orientação–, será retirado o gás nitrogênio de sua circulação sanguínea.
O passeio no espaço poderá ser adiado se uma atividade planejada para ontem à noite não fosse realizada satisfatoriamente. A tripulação do Discovery precisava usar o braço-robô da nave para recuperar um satélite, o Spartan, de volta ao compartimento de carga.
Um problema no radar dificultava a localização do Spartan, que foi deixado dois dias em órbita para fazer estudos sobre o Sol.
Na base de controle da missão em Houston, Texas, o diretor de vôo Wayne Hale disse que não havia motivo para preocupação, pois o comandante do Discovery, Richard Richards, pode achar o satélite mesmo sem uso de radar.

Texto Anterior: 7.000 metalúrgicos retornam ao trabalho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.