São Paulo, sexta-feira, 16 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comando tem primeiro teste

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

A invasão do Haiti será o primeiro grande desafio militar do general John Shalikashvili como chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas dos EUA.
Ele assumiu essa posição em outubro de 1993, no lugar do general Colin Powell, que se tornou uma das mais populares figuras do país por causa de sua atuação durante a Guerra do Golfo.
Shali (como é conhecido), 58, nasceu em Varsóvia, Polônia, neto de um general da Rússia czarista e filho de um oficial do Exército polonês que em 1944 integrou uma organização paramilitar nazista que lutava contra o domínio da Geórgia pela União Soviética.
Emigrou para os EUA aos 16 anos, diz ter aprendido inglês com os filmes de John Wayne, serviu no Vietnã e comandou a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte, a aliança militar ocidental).
Abaixo de Shali na linha de comando da invasão estará o almirante Paul David Miller, 42.
Um dos oficiais da Marinha melhor preparados para administração, Miller tem mestrado na área pela Universidade de Harvard.
O comandante das tropas terrestres no Haiti será o general Henry Hugh Shelton, 42. Ele tem mestrado em ciência política, lutou no Vietnã e foi comandante-assistente de uma das divisões aerotransportadas na Guerra do Golfo.(CELS)

Texto Anterior: Governo decide chamar 1.600 reservistas
Próximo Texto: Menem quer cortes no setor público
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.