São Paulo, sábado, 17 de setembro de 1994 |
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Margarina Mazola une Refinações e Sadia
MARISTELA MAFEI
A Sadia entra com a fabricação, distribuição e vendas. A Refinações, dona do óleo de milho Mazola, cede a marca e fornece matéria-prima. Marketing, campanhas publicitárias e promoções serão trabalhados a quatro mãos, por equipes das duas empresas. "Precisamos encurtar distâncias", diz Walter Fontana Filho, presidente-executivo da Sadia. "Vamos agregar serviço e distribuição a uma marca forte". John Lloyd Bush, diretor geral da Refinações de Milho Brasil, avalia que "a união entre a marca Mazola e a Sadia vai nos proporcionar rápido crescimento na participação do mercado nacional de margarinas". Sobram motivos para as trocas de gentilezas. A Sadia é dona de melhor distribuição de alimentos do país. Seus vendedores visitam, mensalmente, 100 mil clientes cadastrados. A Refinações é dona da marca líder de óleo de milho desde que entrou no mercado, há 36 anos. Sadia e Refinações ocupam, respectivamente, a 2ª e a 4ª colocação no ranking das maiores fabricantes de alimentos do país; juntas, faturam US$ 2,5 bilhões/ano. A Refinações está no topo dos mercados onde atua. É dona das marcas Hellmann's, Maizena e Knorr, além da Mazola. Cresceu principalmente através de aquisições. Porém, de 92 para cá, dada à agressividade do mercado, passou a encontrar dificuldades para incorporar empresas líderes em seus segmentos. A Sadia conquistou mercado através de aquisições e expansão de sua própria marca. Depois fez joint-ventures com outras empresas e finalmente tornou-se multinacional, partindo para o Mercosul. Ambas procuram agora novas alternativas para crescer. A franquia de marca da Refinações à Sadia, uma união de poucos riscos, dada a representatividade dos nomes envolvidos, foi a solução mais adequada. "Essa é uma tendência mundial das indústrias de alimentos", diz Fontana Filho. "As grandes corporações tendem a se unir através de acordos de cooperação estratégica, com a finalidade de agilizar lançamentos, queimar etapas mercadológicas e de produção e ganhar mercado". A cessão de marcas famosas para fabricantes igualmente famosos ainda é recente no Brasil, mas já conta com experiências anteriores. No mês passado, a Bauducco se uniu à Wander para a produção dos biscoitos Ovomaltine, já nas prateleiras. Há dois anos a Sadia atua no mercado de margarinas tradicionais, produzidas com óleo de soja, com as marcas Qually, Deline e Sofiteli. Para a Refinações, essa é a primeira experiência no setor. A margarina Mazola vai disputar um mercado que faturou US$ 460 milhões em 93, com previsão de crescimento de 5% para 94. A líder é a Doriana, da Gessy Lever, seguida pela Delícia (Bunge Brasil), Alpina (Gessy Lever), All Day (Ceval) e Qualy (Sadia). Dentro do setor, a Mazola vai disputar o segmento conhecido por "saudabilidade". Texto Anterior: Uno Mille tem 70 mil na fila Próximo Texto: Só-Nata lança leite "diet"com 0,5% de gordura Índice |
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