São Paulo, quarta-feira, 21 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fogo ameaça fornecimento de água no DF

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O abastecimento de água de Brasília está ameaçado por um incêndio no Parque Nacional da cidade. O fogo se alastrou ontem com dois novos focos aparentemente provocados de forma criminosa.
Até ontem, o incêndio havia destruído 18 mil hectares da área total de 30 mil hectares. O fogo atingiu a maior parte das nascentes de uma das principais represas que abastecem Brasília, segundo o diretor do parque, Genebaldo Freire.
A perda da cobertura vegetal próxima às nascentes da represa Santa Maria, dentro do parque, deverá diminuir o volume de água, devido ao maior aquecimento do solo, segundo Freire. Ele negou o risco de perda da qualidade da água.
O parque também tem animais em extinção –como lobo guará e tamanduá bandeira. Os bichos estão concentrados numa pequena área desde o surgimento do primeiro foco de incêndio, na última quinta-feira.
A direção do parque tem evidências de que os novos focos foram provocados por dois adolescentes vistos na manhã de ontem no local.
Segundo Freire, fiscais do parque viram os dois rapazes, quando eles estavam provocando o segundo foco, a uma distância de cinco quilômetros do primeiro. Um vale entre eles e os fiscais teria impedido o acesso e a prisão.
Os funcionários da reserva receberam anteontem dois telefonemas anônimos anunciado o incêndio.
Até o início da tarde, 20 funcionários do parque, 80 bombeiros e 50 soldados do Exército não tinham controlado o fogo e nem localizado os dois rapazes.
Dois carros e uma moto do Ibama percorreram o perímetro de 108 quilômetros da reserva para tentar localizar os prováveis responsáveis pelos dois novos focos.
No início da tarde, Freire aguardava por um helicóptero que a Presidência da República emprestaria para ajudar na operação.
Além da falta de estrutura, o vento forte também dificultou o controle do incêndio. O índice da umidade do ar foi de 40%, às 15h.

Texto Anterior: Laboratório Vital Brazil ameaça fechar
Próximo Texto: Peritos aguardam apresentação de carro onde menina foi morta no Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.