São Paulo, quarta-feira, 21 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Especialista em arranjo cuida de todo ambiente

DANIEL FALCÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

A pedagoga Áurea Rolo, 49, é uma apaixonada por jardins, apesar de sempre ter morado em apartamentos.
Em seu apartamento no Campo Belo (zona sul), Áurea mantém um verdadeiro jardim em miniatura com jardineiras, vasos pendentes e arranjos florais.
Cliente de Júnia Uehara há quase 11 anos, a pedagoga diz não ter trabalho algum.
"É a Júnia quem decide quais plantas usar e em que lugar ficarão os vasos. Ela é super criativa e está sempre bolando coisas novas."
Segundo Áurea, a principal diferença entre as jardineiras de apartamento e os jardineiros tradicionais é que as primeiras "têm sensibilidade artística e estão preocupadas com todo o ambiente e não só com as plantas e a terra".
Júnia é especialista em ikebanas (arranjos florais típicos do Japão cuja principal característica é o uso de poucas flores). Sempre que há alguma recepção na casa de Áurea, é a jardineira quem cuida de toda a decoração.
"As ikebanas dela são lindas, diferentes. Todo mundo que vem aqui elogia e qualquer dona-de-casa gosta disso."
"Mesmo no dia-a-dia, ela toma o maior cuidado para escolher as flores e liga para detalhes que eu nem percebo. Com ela, já aprendi que a cor das flores tem que combinar com a dos móveis. Se não, vira carnaval", diz a pedagoga.
Para Silvana Neufeld, coordenadora de uma instituição de assistência social e moradora de Higienópolis (zona central) a visita semanal do jardineiro Carlos Antônio de Lima é sagrada.
"Todas as semanas ele vem até minha casa e prepara um arranjo diferente ou retoca os que ainda estão bonitos. Como estou sempre oferecendo jantares, a presença dele é fundamental", diz Silvana.
Para ela, o trabalho dos jardineiros de apartamento não tem nada a ver com o tradicional.
"Eles são verdadeiros artistas. Acho que estão mais para decoradores do que para jardineiros", afirma Silvana.
Quando há algum jantar ou recepção planejada, o jardineiro capricha nos arranjos, que viram "obras de arte", segundo Silvana.
Para a pedagoga Áurea Rolo, esses novos profissionais "são os jardineiros da nova era, já que todo mundo está trocando casas por apartamentos".
(DF)

Texto Anterior: JARDINEIROS DE APARTAMENTO
Próximo Texto: Pessoas carentes recebem tratamento dentário gratuito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.