São Paulo, quarta-feira, 21 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cedras promete disputar eleição

CLÁUDIO JULIO TOGNOLLI
DO ENVIADO ESPECIAL

O homem forte do Haiti, general Raoul Cedras, disse ontem em Porto Príncipe que pretende se candidatar às eleições para concorrer com o Jean-Bertrand Aristide.
Cedras anda sorridente e acena com facilidade para o povo e para os jornalistas quando sai do palácio presidencial. Espera-se que Cedras permaneça no poder com o apoio dos ex-presidente americano Jimmy Carter.
O ex-presidente afirmou que Cedras "colaborou muito para a entrada pacífica das tropas americanas" no Haiti.
O general Cedras forneceu ontem ao comando dos EUA informações sobre onde pode se encontrar o ex-chefe de polícia Michel Francois. Ele é acusado de ter torturado nos últimos quatro anos mais de três mil pessoas.
Ainda não está definida porém a situação do segundo homem mais forte do Haiti, general Filipe Biamby.
Simpatizantes do regime militar dizem que não há porque os membros da junta deixarem o país.
"Eu não ouvi de nenhum plano de deixar o país. Talvez eles passem o tempo mergulhando ou escrevendo suas memórias", disse Lynn Garrison, auxiliar de Cedras de origem canadense.
Os militares nem mesmo assinaram o acordo com Carter. Só o presidente Jonassaint assinou.
Olivier Nadal, um rico importador e oponente de Aristide não acredita que o acordo vá funcionar. "Eu não vejo Aristide voltando. Um mês é um tempo muito longo e ainda há muita coisa a ser decidida", disse.
"Eu imagino se alguém entre os militares vai resistir, vai tentar falar, falar, falar e não respeitar cada ponto. É o costume haitiano não aceitar que se está errado", disse o senador Eudice Raymond, membro da coalizão pela qual Aristide voi eleito.
(CJT)

Texto Anterior: 'Tonton macoutes' dominam um país dividido
Próximo Texto: Até o vodu entra na luta política
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.