São Paulo, sexta-feira, 23 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo tem 4.549 sem-teto, diz contagem da prefeitura

ANTONIO ROCHA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

São Paulo tem 4.549 moradores de rua. Esse é o número final da contagem feita por funcionários da prefeitura e de entidades assistenciais divulgado ontem pelo secretário da Família e Bem-Estar Social, Adail Vettorazzo, 59.
A contagem foi realizada por cerca de 300 pessoas em toda a cidade –que foi dividida em 17 regiões– na noite de 23 de agosto.
Foram visitados 589 pontos de pernoite de indigentes. Em 473 locais, havia moradores de rua.
A região da Sé, que abrange o centro e bairros vizinhos, lidera no número de sem-teto: 3.032 (66%).
Segundo Vettorazzo, não foram considerados sem-teto as pessoas que "têm vínculo familiar e que moram em construções como barracos rudimentares sob viadutos".
Os homens são maioria. Foi identificado o sexo de 1.510 (54%) pessoas achadas nas ruas. Havia 1.213 homens (80%), 135 mulheres (9%) e 162 crianças (11%).
Os 4.549 sem-teto computados representam um crescimento de 34% em relação à última contagem oficial, feita em 92, quando a prefeitura contabilizou 3.392.
Na ocasião, a contagem se restringiu à area da Sé, contra as 17 áreas do "censo" de 94.
Vettorazzo disse que o número é "totalmente confiável e servirá de base para a política municipal de atendimento à população de rua".
Entre as propostas, estão a criação de centros de vivência e a concessão de auxílio-moradia. O projeto vai custar de US$ 1 milhão por mês.

Texto Anterior: Governo eleva repasse para setor de saúde; Advogado é morto a tiros no Morumbi; Justiça determina fim de convênio estudantil; Reboco cai de prédio e mata mulher no Rio; Professora morre com golpes de marreta; Aids em presídios preocupa em SC
Próximo Texto: Fleury admite atraso em obras no rio Tietê; Horário de verão volta no dia 16 de outubro; Advogado morre após assalto no Morumbi; Justiça determina fim de convênio estudantil; Reboco cai de prédio e mata mulher no Rio; Homens são achados amordaçados no Rio; Morte de menina teria sido causada por PMs
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.