São Paulo, sexta-feira, 23 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acusado da morte de padre Josimo é preso

DA REPORTAGEM LOCAL

Foi preso na noite de domingo passado o último dos acusados de mandar matar o padre Josimo Tavares. Guiomar Teodoro da Silva está detido em Mozarlândia, no Tocantins.
O padre Josimo, coordenador da Pastoral da Terra no norte de Goiás, foi assassinado pelas costas em maio de 1986 numa rua de Imperatriz (MA) por Geraldo Rodrigues da Costa, condenado em abril de 1988 a 18 anos e meio de prisão.
Josimo estava envolvido em disputas pela posse da terra na região conhecida como Bico do Papagaio (sul do Pará, norte de Goiás e sudoeste do Maranhão). O então presidente José Sarney reuniu seus ministros para pedir rigor na apuração do crime.
Segundo o juiz José Ribamar de Castro Ramos, da 1ª Vara Criminal de Imperatriz, também foram presos no dia 11 de agosto deste ano Geraldo Paulo Vieira e seu filho Adaílson Vieira, também acusados de terem sido mandantes do crime.
No começo de agosto último, o assassino contou sua versão da história à Justiça de Goiás. Apontou como mandantes, além dos citados, os fazendeiros Nazaré Teodoro da Silva, Osvaldo Teodoro da Silva, irmãos de Guiomar, e João Teodoro da Silva, pai dos três, que já morreu.
O pistoleiro Costa contou que o crime foi encomendado por Osvaldo Teodoro, então vereador pelo PMDB. Disse que recebeu na época o suficiente para comprar "cinco automóveis de luxo" novos, mais Cz$ 150 mil.
O dinheiro teria sido entregue ao pistoleiro depois de uma primeira tentativa de matar o padre.
Costa disse que depois da primeira emboscada contra Josimo pensou em desistir do crime, mudando de decisão depois do aumento do preço do assassinato.
O pistoleiro citou o banco onde teria sido feito o depósito.
O pistoleiro disse também que o "acerto" da morte de Josimo teria sido feito no velório do quarto filho de João Teodoro da Silva, Sebastião, morto em emboscada.
Segundo o juiz Castro Ramos, a Secretaria de Justiça do Maranhão vai enviar amanhã um avião para Mozarlândia para buscar Guiomar Teodoro Filho.

Texto Anterior: Segundo fascículo do atlas mostra a Ásia e Oceania
Próximo Texto: TCU exige licitação para agência do Correio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.