São Paulo, sexta-feira, 23 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ninféias abrem flores no Jardim Botânico

Primavera transforma lago em SP

PAULO SILVA PINTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Árvores floridas vão ser comuns na cidade nos próximos dias –a primavera começou oficialmente hoje.
Mas quem quiser ver um lago coberto de flores tem um endereço certo: o Jardim Botânico de São Paulo, na Água Funda (zona sul).
É o lago das ninféias, atrás das estufas, que abrem suas flores ao meio-dia a partir de agora até novembro.
Essas plantas são "primas" de menor porte das vitórias-régias (que não estão nos parques porque não resistiram ao clima de São Paulo).
O roteiro das flores tem muitas outras atrações no parque. As eritrinas, por exemplo, que perdem todas as folhas no inverno e ficam só com folhas vermelhas.
Já estão no fim da florada, mas ainda compõem uma bela cena no parque: elas circundam o Jardim de Lineu –paisagismo em estilo francês– com a mata atlântica que circunda o parque ao fundo.
Uma das estufas do Jardim Botânico, aberta ao público, tem vasos de uma planta carnívora, a nepêntis. Nas extremidades de algumas folhas existem cálices que atraem formigas pelo cheiro. Depois que entram ali, elas não conseguem mais sair e são digeridas.
Na mesma estufa são cultivados em temperatura e umidade especiais bromélias que só podem ser vistas fora dali por quem se dispõe a uma caminhada na mata atlântica.
Nos fins-de-semana ensolarados, o parque recebe até 4.000 pessoas. Com dias frios, porém, o número despenca: no último sábado, só 75 pessoas passaram pelas catracas.
Já nos dias de semana, com chuva ou sol, o Jardim Botânico fica lotado de excursões de escolas. A agenda de visitas programadas está lotada até novembro.
O roteiro de passeio do parque inclui o bosque de pau-brasil, com 50 exemplares da árvore que está em processo de extinção. Descobrem-se também árvores que podem passar despercebidas em um passeio, como a tamareira, do Oriente Médio.

Jardim Botânico de São Paulo - av. Miguel Stéfano, 3.031, Água Funda, zona sul, tel. 584-6300; entrada R$ 0,60, de 9h às 17h, quarta-feira a domingo e feriados.

Texto Anterior: Em Paris lixo é prioridade
Próximo Texto: Incêndio destruiu 10 mil m²
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.