São Paulo, sexta-feira, 23 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta de chuva já dura 60 dias

DA REPORTAGEM LOCAL E DA FT

A permanência de uma massa de ar quente e seco em todo o Estado de São Paulo tende a agravar a situação dos reservatórios de água da Sabesp.
Até o início da próxima semana não há previsão de chuvas na região, que sofre os efeitos da prolongada estiagem. Na Grande São Paulo, não chove forte há 60 dias.
As altas temperaturas dos últimos dias fazem com que a saída de água dos reservatórios aumente, seja através da evaporação ou do consumo intenso.
Cerca de 10% da população da Grande São Paulo (1,5 milhão de pessoas) está sofrendo com o racionamento de água desde o começo de setembro.
Funcionários da Sabesp nas regiões oeste e leste denunciaram corte no abastecimento, apesar de o presidente da empresa, Luis Appolônio Neto, negar o racionamento.
Segundo funcionários da Sabesp, o sistema Rio Claro, que abastece parte da zona leste (Guaianazes, Itaquera e São Miguel Paulista) e atinge 6,6% da população, teve sua vazão de água "estrangulada" de 3,6 metros cúbicos por segundo para 2,7 em 1º de setembro.
O sistema Cotia, que abastece o extremo oeste (Itapevi, Granja Viana e proximidades) e 2,8% da população, teve sua vazão diminuída para menos da metade: de 1,5 metros cúbicos por segundo para 0,65.
Itapevi (Grande São Paulo) e Guaianazes (zona leste) são os locais mais atingidos com o racionamento. Durante todo o ano esses locais já sofrem com rodízios de água, que foram intensificados no começo do mês.
O sistema Guarapiranga, que abastece a zona sul, está com 42% de sua capacidade total, e o Rio Claro, que atinge parte da zona leste, com 54,6%.
O sistema Cantareira, responsável por 56,4% do abastecimento da capital, está com 50,8% da capacidade.

Texto Anterior: COMO EVITAR O DESPERDÍCIO DE ÁGUA
Próximo Texto: Paulistano diz adeus ao inverno com pouca roupa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.