São Paulo, sexta-feira, 23 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Técnico do vôlei apela para 'guru' de Parreira

MÁRIO MAGALHÃES
DA SUCURSAL DO RIO*

A seleção brasileira feminina de vôlei vai apelar para o "guru" da seleção de futebol do técnico Carlos Alberto Parreira, que conquistou o tetracampeonato mundial na Copa dos EUA, em julho.
O técnico Bernardo Rezende, o Bernardinho, revelou ontem que antes do Campeonato Mundial o engenheiro Evandro Mota dará palestras sobre motivação, desenvolvimento pessoal e auto-conhecimento para suas jogadoras.
O Brasil estréia dia 21 de outubro na competição, em Belo Horizonte (MG), contra a Romênia.
Evandro Mota deu curso de três dias, sempre à noite, à seleção brasileira de futebol, na semana que antecedeu o embarque para a Copa do Mundo.
O técnico Carlos Alberto Parreira, agora treinando o Valencia da Espanha, afirmou que as conversas com o engenheiro, seu amigo, asseguraram "tranquilidade, equilíbrio e motivação" para a vitória nos Estados Unidos.
Bernardinho vai investir na preparação psicológica da equipe para o Mundial, torneio que o Brasil nunca venceu. "É preciso saber suportar a tensão, trabalhar em grupo."
Em julho, as jogadoras e a comissão técnica assistiram à palestra ministrada pelo escritor Lair Ribeiro, autor dos maiores "best-sellers" de auto-ajuda do mercado brasileiro.
"Ele as ensinou a relaxar", contou Bernardinho. "Aprenderam a pensar em cores, a fazer exercícios tocando em determinados pontos do corpo."
Lair Ribeiro exibiu vídeo com músicas "suaves", com sua voz ao fundo. Evandro Mota também usa audiovisuais, mas sua "linha" é diferente.
"O que eu tento mostrar aos atletas é que se todos derem pelo menos um pouquinho a mais isso pode ser decisivo numa competição esportiva", costuma dizer o engenheiro.
Os vídeos produzidos por ele têm imagens, por exemplo, do piloto Ayrton Senna e da jogadora de basquete Hortência.
"Eu mostro que naquele segundo em que Hortência respira antes de um arremesso livre, se concentrando, ela visualiza o ponto, o sucesso. É disso que todos atletas precisam."
Bernardinho comparou a vitória na Copa do Mundo, obtida nos pênaltis, com a conquista do Grand Prix de vôlei feminino no começo do mês pelo Brasil. O Grand Prix é o equivalente à Liga Mundial de vôlei masculino.
"No futebol, vencemos num pênalti. No vôlei, por dois pontos. A concentração foi decisiva nos dois momentos. É isso que queremos melhorar com Evandro Mota."
Bernardinho assumiu a seleção feminina de vôlei em março, acabando com uma crise criada pela briga de jogadoras com o antigo treinador, Wadson Lima.
Qual o segredo da sua "psicologia"? "Eu acho que tudo se resolve na quadra", disse o técnico.
"As jogadoras têm de saber que ali resolveremos nossos problemas. A melhor terapia é a quadra de vôlei."
Masculino

A seleção masculina de vôlei enfrenta hoje a equipe da Bulgária, em Sófia, como preparação para o Mundial, que começa na semana que vem.
O técnico José Roberto Guimarães vai testar seus reservas na partida de hoje. Ontem a seleção treinou pela manhã.

*Com a Reportagem Local

Texto Anterior: A SITUAÇÃO DO BRASILEIRO
Próximo Texto: Jogadoras dizem na praia adeus ao Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.