São Paulo, sexta-feira, 23 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crise ameaça fechar laboratório de cinema

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

O Cine-Líder Laboratório Cinematográfico, o mais tradicional do país, pode fechar as portas se não conseguir vencer a pior crise financeira de seus 40 anos de existência.
A proprietária do laboratório, Zaíra Rodrigues, disse que as dívidas a curto prazo do Cine-Líder com bancos credores chegam a US$ 4 milhões.
"Se eu considerar as indenizações para 140 funcionários, aí a dívida chega a US$ 8 milhões", afirmou Zaíra.
Pelo Cine-Líder passou quase 100% da produção cinematográfica nacional depois dos anos 50, segundo o presidente do Stic (Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Cinematográfica), Jorge Monclar.
O Cine-Líder disputa com um laboratório de Buenos Aires o posto de melhor laboratório cinematográfico da América Latina. No Brasil, há apenas mais um em São Paulo, ligado à Kodak.
Segundo Zaíra Rodrigues, a crise financeira começou com o fechamento da Embrafilme, em 90, e a queda na produção de filmes.
O Líder perdeu os trabalhos de pós-produção (revelação, cópias, montagem e mixagem) dos filmes nacionais, e sobreviveu fazendo cópias de filmes estrangeiros e revelação de comerciais.
"Não quero dinheiro de ninguém. Um empréstimo seria o início da recuperação. Cresci aqui e tenho lutado para manter esse laboratório, mas não sei se vou poder continuar", diz Zaíra.
Representantes do Stic, do Cine-Líder, e das Secretarias Estaduais da Cultura e da Indústria e Comércio formaram uma comissão para elaborar um projeto de "salvação" do laboratório.
"Não podemos fechar o nosso melhor laboratório, quando o cinema nacional começa a se reorganizar. Temos 55 filmes com lançamento previsto para os próximos dois anos", diz Monclar.
Artistas, técnicos e cineastas enviaram um abaixo-assinado ao Ministério da Cultura e ao Governo do Rio pedindo uma solução para a crise do Cine-Líder.

Texto Anterior: Jabuticaba; Borracha; Jangada
Próximo Texto: Artistas e técnicos pedem apoio estatal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.