São Paulo, sexta-feira, 23 de setembro de 1994
Texto Anterior | Índice

Aristide diz estar pronto para voltar ao seu país

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O presidente do Haiti no exílio, Jean-Bertrand Aristide, está "pronto para voltar" ao seu país e vai fazer isso "quando for apropriado e responsável", declarou ontem seu porta-voz nos EUA, Michael Barnes.
O acordo obtido pelo ex-presidente Jimmy Carter, que evitou a invasão do Haiti, prevê o retorno de Aristide para depois que o governo militar deixe o poder, o que está programado para ocorrer, no máximo, em 15 de outubro.
Barnes, ex-deputado federal pelo Estado da Flórida, disse que Aristide havia recebido "absoluta e total garantia" (do governo Clinton) de que a missão Carter se limitaria a comunicar à junta que ela tinha de sair do país. "Aristide não participou dessas negociações."
Pela avaliação de Barnes, se o líder da junta, general Raoul Cedras, se candidatar à Presidência do Haiti, não terá "mais do que 3% dos votos". Cedras declarou ontem que não vai deixar o país depois de 15 de outubro.
O governo dos EUA colocou à disposição de Aristide transporte para levar a Porto Príncipe 40 deputados de seu partido que estão no exílio em Miami, para que eles votem a anistia aos militares.
O presidente de fato do Haiti, Emile Jonassaint, afirmou ontem que vai divulgar em breve um calendário parlamentar para a votação da anistia. O Congresso do Haiti, formado por 83 deputados e 27 senadores, não tem obtido quórum para se reunir há meses.
A Casa Branca negou ontem com ênfase a possibilidade de Aristide vir a ter que dividir o poder com Jonassaint depois de seu retorno. Essa hipótese foi levantada por pessoas próximas ao ex-presidente Jimmy Carter.
"Jonassaint é ilegítimo e nós vamos restaurar o governo constitucional legitimamente eleito no Haiti", disse a porta-voz Dee Dee Myers.
(CELS)

Texto Anterior: Militar linha-dura reaparece
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.