São Paulo, sexta-feira, 23 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Militar linha-dura reaparece

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O coronel Joseph Michel François, chefe da polícia haitiana e membro da junta militar liderada por Raoul Cedras, reuniu-se ontem à noite com oficiais norte-americanos no Haiti.
François, considerado o mais "linha-dura" dos integrantes da junta, estava desaparecido desde poucos dias antes da chegada das tropas norte-americanas.
Acusado de inúmeras atrocidades, inclusive de responsabilidade pela morte de mais de 2.500 haitianos nos últimos quatro anos, ele não assinou o acordo com os EUA para a transição do poder e passou os últimos dias escondido.
A reunião foi anunciada por oficiais dos EUA e só foi confirmada oficialmente depois de realizada.
Michel se reuniu com o coronel Michael Sullivan, que chefia a polícia militar norte-americana no Haiti. Segundo o coronel Barry Willey, porta-voz das forças de ocupação, eles discutiram as relações entre os soldados dos EUA e os policiais haitianos.
Michel é considerado o principal líder dos cerca de 5.000 "tonton macoutes", os paramilitares que há décadas espalham o terror entre os haitianos –primeiro em nome dos regimes de François e Jean-Claude Duvalier ("Papa Doc" e "Baby Doc") e mais recentemente a serviço da junta militar liderada por Cedras.

Texto Anterior: Exército paparica jornalistas
Próximo Texto: Aristide diz estar pronto para voltar ao seu país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.