São Paulo, segunda-feira, 26 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Todo mundo pode ver

PRISCILA SÉRVULO
DA AGÊNCIA FOLHA

Segundo a oftalmologista Magda Raquel Fincatto, 28, qualquer um com visão nos dois olhos vê as figuras do livro. Fincatto disse que a visão binocular (com os dois olhos) é a que permite enxergar com perspectiva.
A visão binocular funde a imagem que está sendo visualizada e é o que permite a sensação de profundidade.
Só quem enxerga com uma vista ou tem grande diferença de grau entre elas (mais de quatro), não consegue enxergar.
O estrabismo (vesguice) pode atrapalhar a visão. O estrábico tem o olho torto, prejudicando a capacidade de juntar a imagem com os dois olhos ao mesmo tempo.
Já quem tem miopia (não enxerga bem de longe), hipermetropia (não enxerga bem de perto) ou astigmatismo (tira a imagem de foco) pode ver em três dimensões.
Fincatto disse que o "truque" está em acertar a distância de foco do olho em relação ao livro. Para isto, basta ter paciência e concentração.
A médica afirmou que as tentativas e a visão tridimensional não causam nenhum problema na vista.
Em alguns casos, pode provocar dor-de-cabeça. "A concentração excessiva é que pode provocá-la, assim como quando a pessoa estuda muito", disse Fincatto.

Texto Anterior: Maníacos por figuras 3D tem mais diversão
Próximo Texto: COMO É FEITO O ESTEREOGRAMA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.