São Paulo, domingo, 1 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pobre responde por 20% da renda

MÁRCIA DE CHIARA
DA REPORTAGEM LOCAL

Pelas mãos de 60 milhões de brasileiros, que pertencem às camadas mais pobres, C e D, circulam anualmente cerca de US$ 112 bilhões ou 20% da renda nacional.
O cálculo é do economista Nelson Barrizzelli, da USP. Segundo ele, pertence aos extratos C e D quem ganha até dez salários mínimos.
A classe B tem renda entre dez e 25 salários mínimos; a classe A recebe entre 25 e 70 mínimos, de acordo com a classificação do economista. Os ricos ganham mais de 70 salários-mínimos.
O IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) não divide a população em classes sociais. Limita-se a mostrar a participação de cada faixa de renda no total da população.
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE, realizada em 1990, indica que quase a metade (49,5%) das 38 milhões de famílias brasileiras recebe de dois a dez salários mínimos.
Segundo a mesma pesquisa, 11,3% das famílias ganham até um mínimo e 15,3% entre um e dois salários. Os extratos mais altos, com renda superior a dez mínimos, correspondem a 20,5% das famílias.
(MCh)

Texto Anterior: Classe média puxa o freio para acertar as contas
Próximo Texto: Quem pode pagar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.