São Paulo, domingo, 1 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Classe média puxa o freio para acertar as contas

Preocupação é pagar impostos e adiar outros gastos

LUIZ ANTONIO CINTRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A classe média deve frear o consumo durante o mês de janeiro para colocar em ordem suas finanças, depois dos excessos de fim de ano.
Além disso, o pagamento de impostos e com escola são vistos pelos consumidores como prioritários e não vão deixar muito espaço para gastos que possam ser adiados.
"Agora é a hora de cortar o que for possível, mesmo porque os salários de janeiro e fevereiro estão completamente comprometidos no pagamento das prestações e de outros gastos que aparecem no início do ano", diz Alzira Conceição Simões, diretora comercial de uma loja de vestidos de noiva.
O representante comercial Nelson Lima diz que sua preocupação são os gastos no pagamento de impostos.
"Vou pagar R$ 300 no IPVA de uma Paraty, que devo parcelar em duas ou três vezes e tem o IPTU, que ainda não sei de quanto vai ser", diz.
Outro fantasma que ronda a classe média são as notícias que começam a surgir de aumentos nas mensalidades e nos preços do material escolar.
"É muito preocupante algumas escolas estarem aumentando seus preços, porque as mensalidades já estavam bastante caras no ano passado", diz a professora Regina Souza.

Texto Anterior: Reajustes altos podem desequilibrar orçamento
Próximo Texto: Pobre responde por 20% da renda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.