São Paulo, domingo, 1 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Árvores geram 1.300 vagas em São Paulo

Via Verde já está recrutando engenheiros civis, agrônomos, técnicos, contatos publicitários, jardineiros e ajudantes
Da Reportagem Local Um projeto que prevê a plantação de 1 milhão de árvores nas ruas de São Paulo deve criar cerca de 1.300 empregos diretos para engenheiros civis, agrônomos, técnicos, contatos publicitários, estagiários (em engenharia), jardineiros, ajudantes e serventes.
Lançado oficialmente em setembro de 1994, o projeto "1 Milhão de Árvores" foi elaborado pela empresa Via Verde Comunicação Visual em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
"Temos orientação da prefeitura para empregar o máximo de mão-de-obra possível, evitando mecanização", diz Barcha. "Além de criar mais empregos, isso diminui o risco de danificarmos tubulações de água e gás", explica.
Algumas contratações já foram feitas. "Começamos o plantio em fase experimental na semana passada para calcular tempos e visualisar as dificuldades."
Os salários obedecerão aos pisos estabelecidos pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil. Os contatos publicitários –que venderão espaços para publicidade nos protetores metálicos– receberão comissões.
Segundo o diretor da Via Verde, Flávio Barcha, 37, o objetivo do programa é cobrir 18 mil quilômetros de vias num prazo de dois anos –o que significa uma média de 1.600 árvores plantadas por dia.
Para chegar a esse ritmo, Barcha pretende estar com o quadro de profissionais completo até a metade do ano. "Nunca ninguém plantou tantas árvores em tão pouco tempo em uma região metropolitana", diz o diretor do projeto.
Para evitar transtornos –65% das mudas serão plantadas em grandes avenidas– e controlar o fluxo de trabalho, será montada uma central informatizada. É lá que trabalharão os estagiários.
Para formar as equipes de coordenação –o pessoal técnico–, serão selecionados profissionais "com espírito empreendedor que saibam trabalhar com autonomia e que sejam rápidos em tomar decisões" (veja endereço para envio de currículos no quadro ao lado).
O pessoal operacional –jardineiros, ajudantes, serventes– só será recrutado a partir de março.
Projetos semelhantes estão previstos para Fortaleza e Maceió.

Texto Anterior: CARTAS
Próximo Texto: Perda de memória atinge 25% dos executivos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.