São Paulo, domingo, 1 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTAS

"Moro em um sobrado geminado, estilo colonial, onde pretendo fazer uma cobertura para garagem, sem que ela escureça o imóvel ou deixe a sala muito abafada. A frente da garagem deve ser de alvenaria, com um portão de correr. Gostaria também de diminuir a sala de estar, para aumentar a área do escritório, transformando-o em uma sala de TV. Ocasionalmente esse cômodo ainda poderá ser usado como quarto de hóspedes"
(Rosa Guimarães, 53, dona de casa, Osasco-SP)

Resposta do arquiteto Marcelo Katsuki, 27: "A garagem em alvenaria possui cobertura em laje impermeabilizada e piso em cerâmica rústica. Para evitar problemas de insolação e ventilação, a leitora pode adotar uma estrutura pergolada que acompanhe toda a extensão de parede direita da garagem. As aberturas na laje recebem uma cobertura translúcida, como telhas em fibra de vidro, deixando uma parte descoberta (junto à parede), por onde passa a ventilação. Sob essa abertura poderá ser feito uma pequeno jardim linear, que recolheria a área proveniente da laje. Essa parede poderá ser revestida com pedras, criando um belo efeito visual, integrado ao estilo da construção. Com relação ao fechamento frontal, é importante que o portão apresente aberturas que ajudem na ventilação do ambiente. O escritório foi aumentado, com um deslocamento de 80 cm da parede em direção à sala de estar. Dessa forma, o pequeno ambiente passa a ter dimensões suficientes para abrigar uma sala de TV e funcionar como quarto de hóspedes."

Texto Anterior: Revisional de janeiro pode atualizar aluguel na falta de acordo
Próximo Texto: Vila Nova Conceição concentra alto padrão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.