São Paulo, domingo, 1 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÍNICA; GENÉTICA; TROPICAL

RICARDO BONALUME NETO

CLÍNICA
Os médicos brasileiros têm produzido mais artigos científicos que seus colegas de outros países latino-americanos –5.590, contra 4.535 do México, 3.147 da Argentina ou 4.371 do Chile. O índice de citações varia de 1,72 por artigo chileno para 2,92 para artigo brasileiro. Apesar disso, os artigos mais citados entre os maiores produtores de ciência da região são os dos venezuelanos: 4.56 citações por artigo.

GENÉTICA
Apesar de o número de pesquisas em biologia molecular e genética ter aumentado bem mais no Brasil que nos outros países da região, o percentual em relação ao mundo mostra que o avanço brasileiro mal acompanhou a tendência mundial. Pior: o impacto desses artigos é o menor entre os principais países da América Latina.

TROPICAL
Mais uma vez os brasileiros produzem mais com menor qualidade: foram 1.233 artigos em medicina tropical, bem mais do que Venezuela, Argentina, Colômbia e México juntos (total de 463 artigos). Em compensação, cada artigo brasileiro foi citado em média apenas 3,35 vezes, contra 3,37 da Venezuela, 3,44 da Argentina, 5,53 da Colômbia e 4,59 do México.
(RBN)

Texto Anterior: Amar em silêncio é viver de enganos
Próximo Texto: Falta qualidade para a ciência feita no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.