São Paulo, domingo, 1 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Nossos livros estão escondidos'

Rio, 23 de julho de 1935
Meu caro Erico Verissimo,
Recebi ontem "Caminhos Cruzados" e nesses dias vou começar a ler o seu livro que a crítica vem elogiando. Muito agradeço. Não lhe posso agora mandar, como desejava, o meu "Calunga" pois a livraria editora enviou para o Rio uma pequena remessa já esgotada. Desta remessa, o meu amigo Estevão Cruz me deu dez exemplares apenas. É possível que ainda esta semana tenha alguns exemplares para distribuição: então lhe remeterei um. Estão dadas as desculpas. Agora lhe peço um obséquio: fazer com que o nosso comum amigo Bertaso (1) não deixe como atualmente a praça do Rio sem meus livros. Já se foi também a remessa de "Tempo e Eternidade" com a mesma rapidez da de "Calunga"!
Outra parte do obséquio: substituir em segunda edição de "Anjo" aquela biografia que está nas pestanas de "Calunga" e de "Tempo e Eternidade", mesmo porque há ali obras que eu não escrevi. Poderei mandar uma biografia, se quiserem. Segunda parte do obséquio: quero fazer a revisão de "Anjo". Recebi ontem carta de Mário de Andrade dizendo que em São Paulo não há meus livros.
Talvez lá já estejam, mas não expostos na vitrine. Que tal o agente de São Paulo? A livraria editora poderia ter mandado fazer cartazes. Asseguro-lhe que os nossos livros quase não figuram nas vitrines do Rio. Estão escondidos.
Os leitores procuram os nossos livros somente por via da crítica. Rio de Janeiro compra muito livro meu. E estou achando fraca a saída de "Calunga" apesar da boa imprensa que tem tido. Agora então com a falta nas livrarias vai ser muito pior, pois o camarada procurando o livro e não o encontrando pede emprestado e não gasta logicamente as peles.
Espero resposta sua a esse meu pedido complicado. Jorge Amado me falou bem de sua obra. Vou ler nesses dias com bastante amor. São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Rio, Maceió, Bahia e Fortaleza são as praças que mais compram meus livros. É bom dizer ao Bertaso. Aceite um abraço amigo do:
Jorge de Lima

(1) Henrique Bertaso, editor-proprietário da Livraria do Globo, em Porto Alegre

Texto Anterior: "Boas fadas nos aproximam"
Próximo Texto: CRONOLOGIA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.