São Paulo, domingo, 1 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trégua muda clima em Belfast

ROGÉRIO SIMÕES
DO ENVIADO À IRLANDA DO NORTE

A cidade de Belfast, uma das maiores vítimas do conflito na Irlanda do Norte, teve no final de 94 o período de maior entusiasmo dos últimos 25 anos.
Por causa das tréguas dos grupos paramilitares da região, os moradores lotaram ruas e lojas para as compras de final de ano.
Segundo o presidente da Associação de Grandes Lojas de Belfast, Adrian Pinnock, o último Natal representou um aumento de 20% nas vendas, em relação ao ano passado.
"O clima foi ótimo, como qualquer outro lugar na Grã-Bretanha. Tivemos muitas pessoas de outras partes da Irlanda do Norte que vieram pela primeira vez à cidade para fazer compras", afirmou.
Para Terry Mearns, morador de Belfast, o cessar-fogo mudou completamente o ambiente da cidade, mas ainda vai levar tempo para todos acreditarem realmente na nova situação.
"Eu sinto esperanças por causa da juventude. Eles podem ter um futuro agora."
Dermot Ohara, 25, que vendia flores para o Natal em uma esquina da Royal Avenue, o principal centro de compras de Belfast, disse estar satisfeito por não ver mais os soldados britânicos com tanta frequência.
"Nós não os vemos sempre agora. O clima está absolutamente fantástico."

Texto Anterior: A CRONOLOGIA
Próximo Texto: Cidade da Índia tem 'chuva de televisões'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.