São Paulo, domingo, 1 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tire tudo e salve sua pele

MARISA ADÁN GIL

Já que você não vai mesmo seguir aquela sábia recomendação de todos os verões — não tomar sol entre 10h e 16h —, o jeito é se proteger ao máximo antes de encarar praia ou piscina.
Quem tem pele clara e está começando a se bronzear deve escolher um filtro com fator de proteção entre os níveis 30 e 40, diminuindo gradualmente. As morenas podem arriscar um pouco mais, começando com o 15. Em qualquer um dos dois casos, porém, o certo é correr para o guarda-sol no horário fatídico.
Sol no rosto, nunca; recorra a chapéus ou viseiras. Produtos especiais para o rosto (e lábios) também são úteis, especialmente para quem tem a pele oleosa (alguns protetores agravam o problema). Óculos escuros (só os que filtram os raios ultravioletas) são companhia indispensável.
Nada de passar o protetor na beira do mar ou piscina. Para funcionar, os componentes químicos que bloqueiam o sol precisam entrar em contato com a pele pelo menos meia hora antes da exposição. Também não dá para confiar cegamente em avisos tipo "não sai na água" e "resistente ao suor". Reaplique no mínimo a cada duas horas (se possível, sempre que entrar na água).
Crianças e idosos são casos à parte. Donos de peles mais sensíveis e hábitos menos ortodoxos (os pequenos não saem da água por nada), eles devem se servir à vontade de bloqueadores (fator 30 ou mais), reaplicados em intervalos de uma hora.

Texto Anterior: O brega pós-tudo
Próximo Texto: Pressa sem perfeição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.