São Paulo, domingo, 1 de janeiro de 1995
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Como montar uma representação comercial?

Manoel Magili Mark - Barroso, MG

Um representante comercial é mais que um vendedor. Ele é o elo de ligação entre o produtor e o cliente. Assume a responsabilidade pelo produto que comercializa e acompanha todo o processo de venda, desde o pedido até a entrega do produto ao cliente.
O sucesso desse tipo de negócio depende muito da capacidade do empreendedor para negociação dos produtos e de seus conhecimentos de mercado (incluindo fabricantes e clientes potenciais).
Os consumidores de uma representação comercial são os mais variados possíveis: comércio atacadista, comércio varejista e consumidor final. A representação também pode ser feita entre indústrias.
A escolha do setor a ser trabalhado dependerá exclusivamente do empreendedor, que poderá aproveitar uma oportunidade de mercado ou mesmo utilizar sua experiência com uma determinada mercadoria.
Uma empresa de representação comercial quase não tem riscos financeiros, isso porque atua em nome do fabricante.
Normalmente, é a empresa de representação que vai até o fabricante oferecer os seus serviços. As comissões de venda variam, em geral, entre 5% e 10% sobre o total faturado.
Os pedidos serão feitos no próprio talão de pedidos da empresa representada à qual serão repassados, para então serem providenciados dentro das condições de vendas pactuadas. A comissão só é paga sobre os pedidos entregues e pagos.
A montagem de uma representação comercial se limita a um escritório com mesas, cadeiras, arquivos, máquinas de escrever e de calcular e um telefone. Com aproximadamente US$ 5.000 dá para começar.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

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