São Paulo, domingo, 1 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A dúvida como método

INÁCIO ARAUJO

O cinema moderno começa, oficialmente, com "Cidadão Kane". Menos pela famosa utilização da profundidade de campo, ou pelos ângulos inesperados, ou pelos planos-sequência, ou pela narrativa em "flash back". Na verdade, o que faz de "Kane" um monumento é a dimensão da dúvida. À certeza plácida do classicismo, Orson Welles substituiu a pergunta: o que é um homem? E demonstrou que conhecer este homem era impossível. Quanto mais entramos na história de Charles Foster Kane, o magnata da imprensa, mais ele nos escapa, ao mesmo tempo em que a questão suscitada –o que é o cinema?– se torna mais presente. Num dia cheio de filmes significativos, "Kane" é, de longe, o que mais conta. Os outros são decorrência. (IA)

CIDADÃO KANE (Citizen Kane). EUA, 1941, 119 min. Direção: Orson Welles. Com Orson Welles, Joseph Cotten. P&B. Legendado. Na Cultura.

Texto Anterior: Versão de 70 marcou ascensão da Globo
Próximo Texto: Os abismos da paixão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.