São Paulo, domingo, 1 de janeiro de 1995
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Saiba como são as provas

DA REDAÇÃO

Os testes do caderno Veículos são realizados em pista de asfalto totalmente plana e reta, ao nível do mar.
Os carros são submetidos inicialmente à aferição do velocímetro. A checagem garante a execução das medições de desempenho a partir de informações reais, sem as frequentes distorções causadas por erros do instrumento do carro (encontrados em todos os modelos, sem exceção até agora, e geralmente variam entre 2% e 15%).
A partir daí são feitos testes de aceleração (o carro é acelerado ao máximo e as marchas são trocadas no limite de rotações do motor), de retomada de velocidade (sempre em última marcha, sem reduções) e de frenagem (simulando uma situação de pânico, com travamento das rodas).
Os testes de consumo são feitos através de sucessivos abastecimentos completos em percursos-padrão que somam cerca de 1.000 quilômetros rodados, em média, com cada modelo.
A média de consumo publicada considera 60% de percurso urbano e 40% de trecho rodoviário, em condições normais (sem congestionamentos) de tráfego.

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