São Paulo, domingo, 1 de janeiro de 1995
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CARTAS

"Em dezembro de 1993, adquiri um Tempra na concessionária Firenze. No período de dois meses foi necessário levar o carro seis vezes para reparo, sem que os principais problemas tenham sido sanados. Seguindo orientação da Fiat, deixei o veículo três vezes na concessionária Fercoi. Como esta não conseguiu resolver todos os problemas, levei o carro por mais três vezes na revenda Autosole. Os problemas existentes desde o início ainda persistem."
(Ricardo de Jesus Torres - São Paulo, SP)

A Fiat informou que o veículo foi entregue ao cliente em perfeitas condições de uso e funcionamento no final de outubro.

"Comprei um Fiat Tipo na concessionária Tekar de Goiânia. Ao receber o carro percebi três irregularidades: porta-malas batendo, pintura da grade do radiador descascando e maçaneta do bagageiro rachada. Como está prevista uma revisão aos 2.500 km, resolvi esperar. Retornando de uma viagem, o veículo apresentou problemas no motor e fui obrigado a rebocá-lo até a cidade. Deixei o carro na concessionária Zema para saber o que tinha ocorrido. Fui informado que o veículo veio com defeito de fábrica no motor, o que provocou dano ao quarto cilindro. Liguei para a Fiat em Belo Horizonte e informaram que não trocariam o motor e sim as peças danificadas e devolveriam o carro. Não aceitei a proposta e estou sem carro." (Reginaldo Kloss - Goiânia, GO)

A Fiat informou que o veículo do cliente foi reparado pela concessionária Galileo, sendo entregue em 19 de setembro em perfeitas condições de uso.

"Troquei os pneus de minha Parati 90/91 pelos Grand Prix S-70 da Goodyear. Após a troca, o veículo passou a apresentar problemas de aderência em ruas e pistas molhadas. Ao fazer pequenas curvas ou freadas normais, o carro desliza. Os pneus também 'cantam' em curvas de baixa velocidade, mesmo estando corretamente calibrados. Gostaria de saber da Goodyear qual o motivo dessa anomalia, pois com os pneus originais (Pirelli P-44) isso não ocorria."
(Enio Ancheben - Jundiaí, SP)

A Goodyear informou que foi feita uma análise dos pneus e da suspensão do veículo, com as seguintes conclusões: pneus sem desgaste irregular; pneus traseiros (antes dianteiros) com desgaste excessivo –o recomendado é até 1,6 mm de profundidade mínima dos sulcos da rodagem; geometria de direção com alguma distorção em cáster e câmber. O resultado da avaliação técnica é que as "cantadas" dos pneus devem-se ao desalinhamento da geometria da direção e à falta de aderência ideal pela condição de desgaste (liso) dos pneus traseiros.

"Consultei vários mecânicos que disseram que os motores AP-1.800 da Volkswagen dos anos 1990 e 1991 saíram de fábrica com problemas. Gostaria de saber se essa informação é verdadeira e quais os procedimentos necessários para trocar esse motor junto ao fabricante. Tenho um Gol GL 1.8 91 que está com 34 mil km e esses mecânicos afirmaram que ele já está começando a 'rajar'. Espero que a fábrica troque esse motor."
(Getulio Francisco da Silva - São Paulo, SP)

A Volkswagen informou que ruídos internos do motor podem ser resultantes de várias causas. A empresa assegura que o ruído provocado pela movimentação lateral da biela não implica desgaste anormal dos componentes internos nem compromete o desempenho ou a durabilidade. Esclareceu que testes de fábrica concluíram que o ruído característico indicado, com o motor girando a aproximadamente 2.000 rpm, está dentro dos índices prescritos de tolerância, o que afasta toda possibilidade de identificá-lo como "defeito de fábrica".

"Dia 10 de setembro encomendei dois veículos na concessionária Ibirapuera da marca Renault, um modelo 19 RN e um Twingo. Paguei um sinal de R$ 2 mil para cada um, conforme solicitado pelo vendedor. O prazo de entrega foi de 20 dias, sujeito a atraso em função da greve na Receita Federal. Em 8 de outubro, paguei o valor total do modelo 19 e informaram que o veículo estaria pronto para entrega dia 11 daquele mês. O carro só foi faturado em 17 de outubro e novamente prometeram o carro em dois dias. Até o dia 24, o veículo não tinha sido entregue. Cada vez que vou à concessionária encontro outras pessoas enfrentando os mesmos problemas. Obviamente cancelei a encomenda do outro carro."
(Fábio Nogueira - São Paulo, SP)

A Renault esclareceu que a greve na Receita Federal, que durou quase todo o mês de setembro, a atingiu num período de grande demanda, interrompendo a rotina de recebimento de veículos. Informou que em vez de lotes regulares passou a receber carros com lotes acumulados, congestionando o processo de recebimento, preparação e entrega dos veículos. Disse que o mesmo sofreu o setor de faturamento, o que explica o problema enfrentado pelo cliente. Conclui que a situação hoje está normalizada.

"A Fiat distribuiu a todos os seus revendedores autorizados uma carta datada de 26 de outubro solicitando que não aceitem mais pedidos de consorciados contemplados com o modelo ELX, quatro portas, por estar com toda sua produção comprometida com o sistema Mille On-Line. Por ser consorciado dessa administradora de consórcio e ter sido contemplado por sorteio em 19 de outubro, senti-me lesado quando, com toda documentação solicitada, fui preterido de solicitar o bem escolhido."
(Abelardo da Silva Melo Júnior - João Pessoa, PB)

A Fiat informou que em 7 de dezembro o cliente recebeu seu veículo através do Consórcio Nacional Fiat. Esclareceu que em 26 de dezembro o cliente foi contatado pela fábrica, quando lhe foram esclarecidas as dúvidas a respeito do consórcio e entrega do veículo, ficando o cliente satisfeito com o atendimento.

MANUAL DO PROPRIETÁRIO
Os interessados em manuais da Ford devem escrever para Caixa Postal 5.064, CPI 2.043, CEP 09870-900, São Bernardo do Campo, SP, anexando à carta uma cópia do certificado de propriedade do veículo. Fiat, Volkswagen e GM recomendam a procura em revendedores. Elas não atendem ao consumidor diretamente.

PARA ESCREVER
Envie sua carta para caderno Veículos, Redação, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Elas só serão respondidas através desta seção.

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