São Paulo, segunda-feira, 2 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tomado o palácio da Tchetchênia, diz Rússia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Tropas da Rússia se apoderaram ontem do palácio presidencial do líder Djokhar Dudaiev, em Grozni, capital da Tchetchênia, informou a Interfax, uma agência de notícias do governo russo.
Segundo as informações, uma ofensiva lançada sábado pelas forças russas deu-lhes controle sobre o centro da cidade.
O líder Djokhar Dudaiev encontra-se refugiado em um abrigo subterrâneo em um subúrbio de Grozni, segundo a inteligência militar russa.
Todo o centro da cidade e um número de distritos (...) estão sob completo controle das forças federais, anunciou a Interfax.
A tomada do palácio presidencial não pôde ser confirmada por fontes independentes.
Testemunhos de habitantes que estiveram na área informam que o palácio ainda está sob o poder dos separatistas tchetchenos.
O próprio governo russo admitiu que os combatentes tchetchenos continuam oferecendo muita resistência em vários bairros da cidade.
Há informes de que voluntários muçulmanos de regiões vizinhas à Tchetchênia estão rumando a Grozni, para dar reforços aos separatistas.
Ao anoitecer de domingo, havia muitos combates na cidade.
Explosões de artilharia se sucediam a intervalos de poucos segundos. Como resultado dos ataques, havia vários incêndios na parte oeste de Grozni.
Os combates ocorrem principalmente a dois quilômetros do centro da cidade.
A intervenção russa na Tchetchênia começou no dia 11 de dezembro, quando o presidente Boris Ieltsin enviou tropas para sufocar os rebeldes separatistas.
Dudaiev declarou a Tchetchênia independente da Rússia em 1991, pouco depois de ser eleito como presidente da república predominantemente muçulmana.

LEIA MAIS
notícias internacionais às págs. 2-5 e 2-6

Texto Anterior: Três acidentes matam 10 pessoas e fazem 33 feridos no Rio de Janeiro
Próximo Texto: Suspeito é preso após novo ataque antiaborto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.