São Paulo, segunda-feira, 2 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Motoristas estão mais 'neuróticos'

DA REPORTAGEM LOCAL

A psicóloga do Detran, Zulnara Port Brasil, 47, acredita que os motoristas de São Paulo estão ficando "cada vez mais neuróticos."
Zulnara chefia uma equipe de psicólogos que faz testes com pessoas que se envolvem em sucessivos acidentes ou recebem muitas multas.
A equipe atendeu, no ano de 1993, 2.630 pessoas. Cerca de 42% desses motoristas foram reprovados e tiveram suas carteiras de habilitação cassadas.
Em 94, até setembro, haviam sido atendidos 1.833 motoristas pelos psicólogos. O índice de reprovação foi de cerca de 50%.
Segundo a Zulnara, os motoristas podem ser reprovados por serem neuróticos, psicóticos ou alcoólatras.
A psicóloga do Detran diz que o aumento nas reprovações é inexpressivo. Segundo Zulnara, as reprovações mantêm uma média histórica, desde a criação do setor de psicologia do Detran, em 70. No entanto, ela acredita que a gravidade das neuroses é cada vez maior.
Segundo Zulnara, o principal motivo é o momento vivido pela sociedade brasileira, de insegurança e insatisfação.
"As pessoas descarregam a sua ansiedade no trânsito", diz a especialista. Segundo ela, os brasileiros se sentem onipotentes quando estão em um carro.
"Eles não sofrem a censura da sociedade e não sabem se comportar no trânsito."
As maneiras mais comuns de descarregar um dia de muita tensão no trabalho podem ser fechar outros carros, xingar e gritar ao volante. "Esses motoristas não fariam isso em uma festa, cheia de conhecidos, por exemplo."
Zulnara afirma que os piores motoristas são os psicóticos. "Eles têm problemas mentais e são muito perigosos ao volante", diz a psicóloga.
Entre os psicóticos avaliados –e reprovados– por Zulnara estão desde atropeladores compulsivos até paranóicos.
Um único atropelador de São Paulo já matou seis pessoas. Segundo Zulnara, apesar de ter a carta cassada, ele continua dirigindo, pois a legislação brasileira permite ao infrator aguardar o processo em liberdade.
Um outro motorista, considerado paranóico, perdeu a carta após depredar os carros de três mulheres com uma chave de roda.
Alguns especialistas em fisioterapia e clínicas de terapia corporal de São Paulo oferecem serviços destinados a acalmar os chamados "nervosos" do trânsito.
A médica Iole Lebensztajn, 30, da Sociedade Cooperativa Emanez (tel. 263-6470), recomenda o uso de uma técnica de relaxamento conhecida como Jin Shin Tyutsu.
A técnica, semelhante à acupuntura, mas que utiliza os dedos, pode ser feita dentro do carro.
Pedro Liasch Filho, 59, da clínica Liasch de Fisioterapia (tel. 549-1188), a eliminação de tiques nervosos só pode ser feita com um tratamento para o que ele chama de "desalinhamento músculo-esquelético, principal causa de abalos no sistema nervoso".

Texto Anterior: LIVROS JURÍDICOS
Próximo Texto: Técnicos dão dicas para tráfego melhor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.