São Paulo, segunda-feira, 2 de janeiro de 1995
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Técnicos dão dicas para tráfego melhor

ANDRÉ MUGGIATTI
DA REPORTAGEM LOCAL

A reportagem da Folha ouviu, na semana passada, técnicos de São Paulo especializados em transporte.
Os técnicos sugeriram medidas para melhorar o trânsito na cidade.
Veja abaixo oito sugestões dadas pelos especialistas:
1) Metrô: a cidade tem déficit de pelo menos 100 quilômetros de linhas.
A desvantagem é o custo, de R$ 10 milhões por quilômetro, e o tempo para a construção, de pelo menos 15 anos, em ritmo acelerado.
A necessidade do metrô é consenso entre todos os especialistas ouvidos pela reportagem.

2) Uma malha de microônibus que atendesse todo o centro expandido da cidade poderia ocupar a lacuna da falta de metrô em São Paulo, enquanto ele não é feito. A sugestão é do professor Cândido Malta Campos.

3) Criação da Zona Verde: os carros teriam que pagar pedágio para entrar no centro da cidade. A idéia é da Fundação Viva o Centro!.

4) Construção de vias elevadas, sobre as avenidas mais largas e sem prédios residenciais de São Paulo, como a Vinte e Três de Maio e as Marginais do Pinheiros e Tietê é uma sugestão de Henrique Meireles, da Fundação Viva o Centro!.

5) Reduzir o o número de veículos: os carros teriam tarjas coloridas e só poderiam sair às ruas em determinados dias da semana.
Esse sistema é aplicado atualmente com sucesso na Cidade do México.

6) Ampliação da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e da fiscalização do trânsito na cidade.
Hoje aproximadamente 2.000 técnicos operam o trânsito de São Paulo, afirma Lúcio Gregori, ex-presidente da CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos. De acordo com ele, a Cidade do México tem cerca de 18 mil técnicos, nove vezes mais.
Para Gregori, investir em mão-de-obra para a operação do tráfego vale mais que gastar em obras de vulto.

7) Regulamentação dos horários de passagem, carga e descarga de caminhões pela cidade, para os períodos noturnos. Depende de maior fiscalização.

8) Conclusão do Grande Anel Viário, que permitiria aos caminhões mudar de rodovias sem ter que passar pela cidade.

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