São Paulo, segunda-feira, 2 de janeiro de 1995
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Mercoteens projetam 'país dos sonhos'

LARISSA PURVINNI
DA REPORTAGEM LOCAL

Desde ontem você mora em um "país" onde a maioria dos teens são interessados em política e cujo principal plano para o futuro é casar e ter filhos.
Esse "país" é o Mercosul (Mercado Comum do Sul, que engloba Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai), que, na prática, começou a existir ontem.
Apesar de escolherem métodos diferentes, argentinos e brasileiros querem uma ter uma vida melhor. Os teens argentinos querem grandes transformações e lutam por uma sociedade melhor. Já os brasileiros, menos preocupados com questões coletivas, querem ser felizes.
Os dados sobre o perfil dos adolescentes são da pesquisa "Teens do Mercosul: Os Donos do Amanhã", feita pela agência de publicidade Escala Comunicação e Marketing, e referem-se aos teens argentinos e brasileiros (os países representam 95,9% da população do Mercosul).
A agência ouviu 420 adolescentes brasileiros e argentinos, entre 12 e 18 anos, em Porto Alegre e Buenos Aires.
O levantamento detectou algumas tendências comuns: brasileiros e argentinos são individualistas, procuram selecionar bem amigos e programas e sempre defendem suas posições.
Ao contrário dos argentinos, os brasileiros não se preocupam com o futuro, querem aproveitar a vida e têm como objetivo "ser feliz"' (veja quadro ao lado).
Desde ontem, o Mercosul é uma zona de integração aduaneira. Isto é, mercadorias (com algumas exceções) produzidas pelos países não pagam taxas de importação e exportação.
Esse é o primeiro passo para transformar o Cone Sul do continente em uma união de países que atue juntos nos assuntos econômicos e até políticos.

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