São Paulo, segunda-feira, 2 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diploma ainda não é reconhecido

DA REPORTAGEM LOCAL

Ainda não está acertado quando um profissional formado por uma universidade brasileira poderá trabalhar nos outros países do Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai) –e vice-versa.
Só diplomas e certificados de primeiro e segundo graus obtidos em um dos países do Mercosul são reconhecidos nos outros.
Mesmo assim, os diplomas de escolas técnicas de segundo grau não são reconhecidos.
Apesar disso, Brasil e Argentina fizeram um acordo para permitir que quem comece um curso universitário em um país poder terminá-lo no outro.
Algumas universidades brasileiras também desenvolvem programas que facilitam a transferência de estudantes.
Segundo Heloísa Vilhena de Araújo, chefe da assessoria para assuntos internacionais do Ministério da Educação, está em estudo o reconhecimento do diploma universitário para que o estudante possa fazer pós-graduação em universidades de outros países-membros do Mercosul.
Segundo Heloísa, uma das dificuldades para fechar um acordo é o fato de as universidades uruguaias serem autônomas (sem ligação com o governo).

Texto Anterior: Mercoteens projetam 'país dos sonhos'
Próximo Texto: Moda lucra com nossa insegurança cotidiana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.