São Paulo, segunda-feira, 2 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Índice

Rei Shaka desafiou brancos

FERNANDO ROSSETTI
DO ENVIADO ESPECIAL

Os zulus e sua língua surgiram a partir de um grande grupo cultural e linguístico chamado nguni, ao qual também pertencem os povos xhosa, swazi e ndebele.
Há dois séculos alguns desses povos formaram nações ou reinos. Antes havia clãs, cada um com seu chefe hereditário, em pequenos territórios independentes.
Quando a disputa territorial na região começou a crescer, com a presença cada vez mais marcante dos bôeres –descendentes dos colonizadores holandeses– e dos britânicos, esses clãs começaram a se unir em torno de reis.
O reino zulu se constituiu como um dos mais notáveis, em grande parte por seu poderio militar. Desde 1620 já se ouvia falar em zulus. Mas foi sob a liderança do rei Shaka que o povo atingiu seu apogeu, formando a nação KwaZulu.
Ao longo de um reinado de 12 anos (1816-28), Shaka montou o maior e melhor treinado exército que o sul da África já havia visto. Shaka conquistou territórios e uniu todos os chefes zulus sob sua direção. Foi morto por um meio-irmão em 1828.
Mesmo assim, o povo zulu continuou impressionando o mundo por sua resistência aos colonizadores. Acabou derrotado em 1879 pelo Exército britânico, em batalhas históricas que hoje têm seus locais como pontos turísticos.
(FR)

Texto Anterior: Ministro Buthelezi defende autonomia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.