São Paulo, sábado, 7 de janeiro de 1995 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Estado passa a decidir sobre a criação de curso superior
ALEXANDRE SECCO
As regras foram alteradas ao fim do governo Itamar, pela portaria 1.792, de 27 de dezembro, do ex-ministro Murílio Hingel. Os Estados receberão uma estrutura que carrega todos os problemas que levaram o presidente Itamar a extinguir o CFE (Conselho Federal de Educação), órgão sob a acusação de ter se transformado em "balcão de negócios". Hingel também acusou o CFE de fazer um trabalho cartorial voltado para chancelar os projetos das entidades de ensino. Embora a data ainda possa ser alterada, em abril os Conselhos Estaduais de Educação poderão começar a atender pedidos de criação de cursos universitários. Ao ser extinto por Medida Provisória, em 18 de outubro, o CFE estava emperrado por mais de 5.000 processos entre criação de cursos universitários e reconhecimento de cursos já existentes. A atribuição primeira do conselho era a de levantar dados sobre a educação no país, além de planejar e traçar diretrizes para o setor. O decreto que acabou com o CFE criou o Conselho Nacional de Educação, que assumiu a tarefa de colocar ordem na casa e examinar os processos acumulados. O encaminhamento dos processos é uma das grandes preocupações do novo ministro da Educação, Paulo Renato Souza. Ele ainda não se manifestou sobre o que pretende fazer com a estrutura do conselho. Não disse também se pretende alterar a portaria publicada por Itamar Franco. Murilo Alves Nunes, diretor-geral do novo conselho, disse que não acredita que os Estados tenham problemas para assumir as atribuições do CFE. Segundo ele, a descentralização evitará acúmulos na análise dos processos. Texto Anterior: Aumentos podem chegar a 80% Próximo Texto: Homem nada 40 min no rio Pinheiros Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |