São Paulo, sábado, 7 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministério pode ter errado o resultado do saldo comercial

LUCAS FIGUEIREDO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Ao contrário do que foi divulgado anteontem pelo MICT (Ministério da Indústria, Comércio e Turismo), ainda não é certo que a balança comercial voltou a apresentar déficit em dezembro.
Uma falha na assessoria do ministério fez com que a estimativa das importações acabasse sendo divulgada como sendo o resultado definitivo. A ministra Dorothéa Werneck, 46, foi informada ontem do engano de sua assessoria.
Desta forma, ainda não está confirmado que o Brasil comprou mais que vendeu no mercado externo mês passado.
Pelos números divulgados incorretamente pelo MICT, as importações haviam atingido US$ 3,774 bilhões em dezembro, o que projetava um saldo negativo no mês de US$ 47 milhões.
A diferença entre o que o país vendeu e comprou no mercado externo, no entanto, pode ser ainda maior, ou mesmo apresentar um superávit. Os números exatos da perfornance das importações só deve ser conhecido entre os dias 15 e 20 deste mês. O resultado das exportações em dezembro divulgado pelo MICT está correto.
A assessoria de comunicação do ministério informou que os números divulgados como sendo o resultado das importações de dezembro foram fornecidos pela Secretaria de Comércio Exterior.
A secretaria nega que tenha fornecido os números como se fosse o resultado definitivo.
A falha da assessoria do ministério fez com que todos os veículos de informação divulgassem erradamente o resultado das importações e do saldo de dezembro.'

Texto Anterior: Preços ficam estáveis nos supermercados
Próximo Texto: Venda de trator cresce 200% em Rio Preto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.