São Paulo, segunda-feira, 9 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maior risco é aquaplanagem

DA REPORTAGEM LOCAL

O maior risco para os motoristas em dia de chuva é a aquaplanagem.
"As pessoas acham que é uma coisa que só acontece na estrada, mas pode ocorrer em avenidas e vias rápidas na cidade também", afirma Gilberto Lehfeld.
A aquaplanagem é um fenômeno que ocorre quando os carros estão em alta velocidade em pista molhada. De acordo com Lehfeld, nestas circunstâncias os pneus se desprendem do solo e o carro passa a "boiar" na água. O motorista fica sem freio e perde o controle do carro. "O pneu funciona como uma prancha de surfe", diz.
Segundo Lehfeld, o fenômeno ocorre geralmente em velocidades superiores a 80 quilômetros por hora, mas pode acontecer também em velocidades menores, dependendo do estado dos pneus.
Os sulcos existentes nos pneus ajudam a evitar a aquaplanagem. De acordo com a legislação brasileira eles devem ter pelo menos 1,6 milímetro de profundidade o que, segundo Lehfeld, não costuma ser respeitado pelos motoristas.

Texto Anterior: CET monta operação anti-enchente
Próximo Texto: Chuva eleva risco de acidente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.