São Paulo, segunda-feira, 9 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

10 mil se reúnem para ver Nossa Senhora

PAULO MOTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BATURITÉ

A suposta aparição de Nossa Senhora do Rosário anteontem, em Baturité (CE), foi acompanhada com cânticos, rezas e choros por cerca de 10 mil pessoas, segundo a Polícia Militar.
A santa teria aparecido às 14h, na localidade de Brejos, em Baturité (112 km ao sul de Fortaleza).
A "aparição" foi prevista pelo vidente José Ernani do Santos, 25, que afirma ter conversado com Nossa Senhora por 15 minutos. Várias pessoas presentes afirmam ter visto a imagem da santa.
Uma equipe de pesquisadores do Centro de Pesquisas Ufológicas (CPU) do Ceará registrou, 30 minutos após a "aparição", a presença de dois Objetos Voadores Não-Identificados no local.
A reportagem da Agência Folha estava no sítio Escondido, em Brejos, e não conseguiu documentar ou identificar nenhuma imagem de Nossa Senhora ou de OVNIs.
O ritual coletivo da "aparição" começou anteontem às 12h, com uma missa campal rezada pelo padre jesuíta José Andrade, 76, na clareira de cerca de 10 km2, onde a santa costumaria aparecer.
Às 13h50, Santos pediu aos presentes para rezar uma sequência de orações. Às 14h, ajoelhou-se diante da cruz de madeira e começou a fazer gestos como se estivesse conversando com Nossa Senhora.
Às 14h03, o surgimento do sol entre nuvens no sentido oposto ao da cruz foi aplaudido pela multidão e interpretado como um sinal da "aparição". Às 14h05, ao som de uma música instrumental executada por um violonista, Santos começou a escrever em um caderno uma mensagem que ele afirma ter sido ditada por Nossa Senhora.
Na mensagem, Santos diz que Nossa Senhora pede a todos os presentes para que "rezem" e para que participem ativamente dos rituais da Igreja Católica.
A santa teria apelado ainda para que os padres "usem de prudência" no julgamento de suas "aparições". Muitos não se contiveram e choraram. Outros pediram aos gritos para que Nossa Senhora curasse as doenças de parentes.
Às 14h15, Santos deu sinais de que estava se despedindo de Nossa Senhora e leu para o público a mensagem ditada pela santa. Afirmando ter sido proibido de conceder entrevistas pelo arcebispo de Fortaleza, d. Aloísio Lorscheider, Santos não falou à Agência Folha.
Quando já desmontava os seus equipamentos de observação, às 14h45, uma equipe do CPU registrou a presença de dois OVNIs sobrevoando o local onde acabara de aparecer Nossa Senhora.
O agente de polícia Carlos Ribeiro do Nascimento, 25, interpretou as "aparições" com bom humor. "Não posso acreditar nisso tudo. É muito fenômeno sobrenatural para um dia só", disse.

Texto Anterior: Construtor mata a mulher, três filhas e depois se enforca em SP
Próximo Texto: Igreja critica fanatismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.