São Paulo, segunda-feira, 9 de janeiro de 1995
Próximo Texto | Índice

Redação 'impossível' surpreende na Fuvest

DA REPORTAGEM LOCAL

O vestibular da Fuvest entrou ontem na segunda fase, com exame de português e redação –único comum a todos os candidatos. A prova foi considerada difícil.
A Fuvest pediu aos candidatos que relacionassem, em uma dissertação de 30 linhas, três trechos de livro –dois do filósofo alemão Theodor Adorno e um do filósofo francês Alain Badiou– e a tela "Marilyn Monroe" do pintor norte-americano Andy Warhol.
A Fuvest não informou aos candidatos quem eram os filósofos, de que obras foram extraídos os trechos, nem a que escola filosófica eles pertencem.
O filósofo José Arthur Giannotti, 64, considera o tema "muito difícil". "A destruição do sujeito é um tema que está na moda. Um adolescente que pensa sobretudo no próprio eu terá dificuldade."
Ele afirma que o candidato não será avaliado por ter acertado ao elaborar a redação, mas pela capacidade de enfrentar uma situação nova. "Vestibular não é para acertar, é para se virar", diz.
O filósofo também criticou o tempo e o espaço disponíveis –o vestibulando tinha três horas para responder dez questões de língua portuguesa e literatura, além da redação (30 linhas). "Seriam necessárias pelo menos três semanas para escrever sobre o tema."
Renato Janine Ribeiro, 45, professor de filosofia da USP, achou os temas interessantes, mas tem dúvidas que os alunos consigam desenvolver.
Na sua opinião, o estado de tensão dos vestibulandos deveria ser respeitado. "Todos estão sob grande tensão e fazer a prova em três horas é difícil", comentou.
"É um pouco de exagero. Há uma aposta na criatividade, mas pode ficar algo aleatório. Todas as frases trazem a nostalgia do sujeito. Não sei se um estudante de 17 ou 18 anos poderia escrever", diz.
A vestibulanda Inácia Maria Nunes, que tenta uma vaga em terapia ocupacional achou a prova "bem difícil". "Eu não conhecia os autores. Não sei se fui bem."
Começam amanhã as provas específicas para artes cênicas, artes plásticas, cinema e vídeo, arquitetura, música, educação física, esporte, fonoaudiologia e ortóptica (leia quadro abaixo).

LEIA
As provas de ontem corrigidas pelos professores do curso e colégio Objetivo na pág. 2

Próximo Texto: 'Critério é flexível', diz diretor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.