São Paulo, terça-feira, 10 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PFL derrota Pimenta da Veiga

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A reunião de ontem do conselho político, a segunda desde a posse do novo governo, foi marcada pela derrota de Pimenta da Veiga, que representa no encontro o PSDB de Fernando Henrique Cardoso.
Foi de Pimenta a idéia de reunir 398 parlamentares num megaseminário, que contaria com a presença do presidente, do vice Marco Maciel e de alguns dos principais ministros da Esplanada.
Toda a cúpula do PFL investiu contra a idéia, de Jorge Bornhausen, presidente da legenda, ao deputado Luís Eduardo Magalhães, líder pefelista e candidato à Presidência da Câmara.
O vice-presidente da República, Marco Maciel, também pefelista, engrossou as críticas. Cauteloso, propunha pelo menos o adiamento do seminário para fevereiro, quando o novo Congresso já tivesse tomado posse.
Mas foram os argumentos de José Serra, ministro do Planejamento, os que mais sensibilizaram Fernando Henrique, antes simpático à idéia de realizar o superseminário.
Em diálogo reservado com o presidente, Serra argumentou que o encontro submeteria o presidente e o governo ao risco de um grande desgaste. Ponderou que dificilmente um encontro com tanta gente resultaria em algo produtivo.
Fernando Henrique matutou durante o final de semana e chegou à reunião de ontem com seus "conselheiros" políticos decidido a reavaliar a decisão anterior, para infelicidade de Pimenta da Veiga.

Texto Anterior: Mudança indica desarticulação política
Próximo Texto: Arida é submetido a Senado pela 3ª vez
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.