São Paulo, terça-feira, 10 de janeiro de 1995
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Futebol invade a mídia em 95

JOÃO CARLOS DE ASSUMPÇÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

A conquista brasileira na Copa do Mundo dos Estados Unidos deu um grande impulso ao investimento da mídia nos esportes.
Pela primeira vez na história, o Campeonato Paulista de 95 deverá ter a cobertura de cinco emissoras de televisão.
A Globo e a Bandeirantes estão confirmadas. A Gazeta está negociando com as duas para tentar passar os jogos ao vivo.
Existe uma cláusula contratual que exige a concordância de Globo e Bandeirantes para que uma terceira emissora de canal aberto adquira os direitos de transmissão.
TVA e Globosat são as emissoras de canal fechado que passarão partidas do campeonato ao vivo.
Segundo Reinaldo Miranda, assessor de imprensa da Federação Paulista de Futebol, Globo e Bandeirantes pagaram, em conjunto, US$ 3,3 milhões pelos direitos. A TVA pagou US$ 700 mil e a Globosat, US$ 500 mil.
O total de US$ 4,5 milhões é superior ao montante pago nos anos anteriores (US$ 2,6 milhões em 93 e US$ 3,4 milhões em 94).
Globo e Bandeirantes mostrarão as partidas disputadas nas quintas e nos sábados, enquanto TVA e Globosat passarão as das quartas e domingos.
A Bandeirantes vai exibir ainda o campeonato de aspirantes (reúne os reservas e juniores dos times), pagando mais R$ 300 mil.
O crescimento do investimento da mídia no futebol é reflexo tanto do tetracampeonato obtido no ano passado quanto do início da implantação do futebol-empresa.
A entrada de algumas empresas no futebol, como a Parmalat e a TAM, resultou na diminuição do preconceito do mercado publicitário em relação ao segmento, na avaliação dos publicitários.
Segundo Daniel Barbará, diretor de mídia da DPZ, a Copa de 1994 gerou investimentos de US$ 180 milhões em TV, além de US$ 450 milhões em publicidade.
Os gastos em publicidade representaram cerca de 15% do total dos gastos no setor em 94.
Estes números acirram a briga pela audiência.
Para o Paulistão 95, a Globo e a Bandeirantes apostam em seus estilos tradicionais.
A Globo, que aumentou seus investimentos em transmissão de futebol na década de 90, conta com câmeras exclusivas e o uso de estatísticas.
A Bandeirantes quer transferir o "Apito Final", mesa-redonda com comentaristas e convidados, para domingo à noite, logo após o compacto dos jogos do dia.
A TVA terá programa dominical, o "TVA Abre o Jogo", e cobertura esportiva a partir das 10h30. A equipe de comentaristas foi renovada, com Matinas Suzuki Jr., editor-executivo da Folha, e o videomaker Marcelo Tas.
A Globosat também decidiu investir em um novo time de comentaristas. Os destaques são o ex-jogador Sócrates e o jornalista Mauro Betting, da "FT".
Aproveitando o período de "boom" no mundo do futebol, as publicações esportivas representam outra fatia em crescimento.
A revista "Placar" voltará a ser mensal, comandada pelo jornalista Juca Kfouri, com projeto gráfico que promete "abalar" o mercado.
As revistas de clube começam a ganhar força, principalmente a do Corinthians e a do Palmeiras.
A tendência em curso é a da organização empresarial dentro do futebol, o que deve gerar ainda mais investimentos.

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