São Paulo, terça-feira, 10 de janeiro de 1995 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Futebol invade a mídia em 95
JOÃO CARLOS DE ASSUMPÇÃO
Pela primeira vez na história, o Campeonato Paulista de 95 deverá ter a cobertura de cinco emissoras de televisão. A Globo e a Bandeirantes estão confirmadas. A Gazeta está negociando com as duas para tentar passar os jogos ao vivo. Existe uma cláusula contratual que exige a concordância de Globo e Bandeirantes para que uma terceira emissora de canal aberto adquira os direitos de transmissão. TVA e Globosat são as emissoras de canal fechado que passarão partidas do campeonato ao vivo. Segundo Reinaldo Miranda, assessor de imprensa da Federação Paulista de Futebol, Globo e Bandeirantes pagaram, em conjunto, US$ 3,3 milhões pelos direitos. A TVA pagou US$ 700 mil e a Globosat, US$ 500 mil. O total de US$ 4,5 milhões é superior ao montante pago nos anos anteriores (US$ 2,6 milhões em 93 e US$ 3,4 milhões em 94). Globo e Bandeirantes mostrarão as partidas disputadas nas quintas e nos sábados, enquanto TVA e Globosat passarão as das quartas e domingos. A Bandeirantes vai exibir ainda o campeonato de aspirantes (reúne os reservas e juniores dos times), pagando mais R$ 300 mil. O crescimento do investimento da mídia no futebol é reflexo tanto do tetracampeonato obtido no ano passado quanto do início da implantação do futebol-empresa. A entrada de algumas empresas no futebol, como a Parmalat e a TAM, resultou na diminuição do preconceito do mercado publicitário em relação ao segmento, na avaliação dos publicitários. Segundo Daniel Barbará, diretor de mídia da DPZ, a Copa de 1994 gerou investimentos de US$ 180 milhões em TV, além de US$ 450 milhões em publicidade. Os gastos em publicidade representaram cerca de 15% do total dos gastos no setor em 94. Estes números acirram a briga pela audiência. Para o Paulistão 95, a Globo e a Bandeirantes apostam em seus estilos tradicionais. A Globo, que aumentou seus investimentos em transmissão de futebol na década de 90, conta com câmeras exclusivas e o uso de estatísticas. A Bandeirantes quer transferir o "Apito Final", mesa-redonda com comentaristas e convidados, para domingo à noite, logo após o compacto dos jogos do dia. A TVA terá programa dominical, o "TVA Abre o Jogo", e cobertura esportiva a partir das 10h30. A equipe de comentaristas foi renovada, com Matinas Suzuki Jr., editor-executivo da Folha, e o videomaker Marcelo Tas. A Globosat também decidiu investir em um novo time de comentaristas. Os destaques são o ex-jogador Sócrates e o jornalista Mauro Betting, da "FT". Aproveitando o período de "boom" no mundo do futebol, as publicações esportivas representam outra fatia em crescimento. A revista "Placar" voltará a ser mensal, comandada pelo jornalista Juca Kfouri, com projeto gráfico que promete "abalar" o mercado. As revistas de clube começam a ganhar força, principalmente a do Corinthians e a do Palmeiras. A tendência em curso é a da organização empresarial dentro do futebol, o que deve gerar ainda mais investimentos. Texto Anterior: Christian perde o apoio do Banespa; Frangosul enfrenta o invicto Nossa Caixa; Líder Palmeiras recebe o Chapecó; Popov chega hoje ao Rio de Janeiro; Klever Kolberg é líder na Maratona; Luiz Mattar cai em torneio da Austrália Próximo Texto: Sucesso da Copa animou mercado Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |