São Paulo, terça-feira, 10 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Monde' faz reforma gráfica

ANDRÉ FONTENELLE
DE PARIS

'Monde' faz reforma gráfica
"Le Monde", o principal jornal francês, lançou ontem sua nova fórmula gráfica e editorial.
O novo visual procura tornar a leitura mais agradável, com mais ilustrações e um novo tipo de letra, que leva o nome do jornal.
O logotipo foi retocado. O tradicional editorial da primeira página passou para as páginas internas. Os textos terão mais análises.
O objetivo é aumentar em 4% a tiragem média do jornal, atualmente em 450 mil exemplares. Excepcionalmente, a edição de ontem teve 741.061 cópias.
O diário passa a chegar às bancas de Paris às 13h, para atrair os trabalhadores na hora do almoço.
Apesar de seus 2 milhões de leitores diários, o jornal é deficitário e tenta sair da crise financeira.
No mês passado, ao completar 50 anos, o jornal mudou de estatuto, deixando de ser uma companhia limitada para passar a sociedade anônima, com participação de grandes empresas no capital.
"Os novos acionistas sabem que não queremos lucrar. Se lucrarmos, será para manter a independência do jornal", ressalva a diretora-adjunta Anne Chaussebourg.
A mudança é mais modesta que a de seu concorrente Libération, cuja reforma, lançada em setembro, não trouxe o aumento de vendas esperado.

Texto Anterior: Metade dos britânicos acha que monarquia acaba em 50 anos
Próximo Texto: Júri de Simpson fica incomunicável amanhã
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.