São Paulo, sábado, 14 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo tem surtos isolados de salmonelose

DA AGÊNCIA FOLHA

A Secretaria de Saúde de São Paulo anunciou que há um surto de salmonelose em algumas regiões do Estado.
A salmonelose é uma infecção intestinal que provoca febre, diarréia e dores abdominais. É causada pela bactéria salmonela, encontrada no intestino de aves e nos ovos.
Segundo a Vigilância Sanitária, foram apurados 13 casos em Sorocaba, 120 em Pindamonhangaba, dez em Mogi Mirim, 20 em Itatiba, além de mais de 250 na capital. Há registros de casos isolados em Bauru, Presidente Prudente e Votuporanga.
A Secretaria da Saúde está orientando a população a cozinhar bem os ovos e a carne de aves antes de consumir. Alimentos que contenham ovo cru, como maionese, devem ser evitados.
A Baixada Santista registrou nos últimos dias um aumento incomum nos casos de diarréia em Praia Grande e Mongaguá. A Secretaria da Saúde afasta a hipótese de salmonela, por causa da dispersão dos casos.
O secretário de Saúde de Praia Grande, Antônio Carlos Gomes, afirmou que, no verão, os casos aumentam porque a população da cidade cresce. As famílias vão para o litoral sem antes limpar a caixa d'água das casas, que pode ter até ratos mortos.

Texto Anterior: Rio Grande do Sul registra aumento nas intoxicações
Próximo Texto: Prostitutas de Sorocaba ganham salvo-conduto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.