São Paulo, sábado, 14 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Contatos...' celebra fantasia

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

"Contatos Imediatos do Terceiro Grau" (Globo, 15h55) é mais que uma boa matinê: é grande diversão para qualquer pessoa que não seja ruim da cabeça ou doente do olho.
Primeiro megassucesso de Spielberg (antes de "E.T." e da saga de Indiana Jones), narra a aparição de uma nave extraterrestre no interior dos Estados Unidos, e das turbulências psicológicas e emocionais que gera em suas testemunhas.
Richard Dreyfuss é uma espécie de alter-ego do diretor, como o adulto que não deixou de lado a fantasia infantil. Ele e outros membros da região onde ocorre a aparição desafiam a proibição oficial de ir ao encontro dos extraterrestres.
Como em "E.T.", o governo e a polícia aparecem como uma espécie de símbolo da vida adulta, guardiães do princípio da realidade contra o impulso infantil em direção ao sonho e à magia.
Esta, por sua vez, tem um curioso aliado neste filme: o cientista francês interpretado por François Truffaut (um cineasta que, além das mulheres, amava também as crianças). Ele é uma ponte entre a ciência e a fantasia, algo que, em seus melhores momentos (como este), o cinema de Spielberg realiza à perfeição.
(JGC)

Texto Anterior: Macaco velho bota a mala em Cumbica!
Próximo Texto: Selo de música erudita dobra produção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.