São Paulo, quinta-feira, 19 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo paga dívida do Proagro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Tesouro Nacional vai liberar, até o próximo dia 31 de março, R$ 36 milhões para os produtores rurais. Esta é a primeira parcela da dívida que o governo tem com o setor referente ao Proagro (Programa de Garantia das Atividades Agropecuárias).
A informação foi dada ontem à Comissão de Agricultura da Câmara pelo secretário-adjunto de política econômica do Ministério da Fazenda, Gesner de Oliveira.
Em 1990, o governo interrompeu o pagamento do Proagro –um seguro agrícola– aos bancos. O setor financeiro passou a cobrar o Proagro dos produtores.
Três anos depois, o governo reconheceu que deveria ressarcir os valores pagos ao setor. O total do endividamento do governo com o Proagro chega a US$ 700 milhões.
Também se acertou a reedição da resolução 2.080, sobre a repactuação do endividamento agrícola.

Soja e milho
O Ministério da Fazenda estuda a criação de linha especial de financiamento para os compradores da safra 94/95, com prioridade para os grãos de soja e milho.
A proposta prevê uma linha de financiamento aos compradores por um período de quatro meses. As taxas não foram definidas.

Texto Anterior: Taxa de juro é mais alta no Brasil do que no México
Próximo Texto: Clinton cria ofensiva de defesa ao México
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.